[Discurso] Jorge Alberto Vieira Studart Gomes

Amigos empresários, vencedores do Prêmio Delmiro Gouveia,

Amiga Luciana Dummar e amigo Dummar Neto, em nome dos quais cumprimento todos os que fazem o Grupo O Povo de Comunicação.

Amigo Fernando Cirino, em nome de quem cumprimento os ex-presidentes da nossa Federação das Indústrias, aqui presentes e homenageados

Amigo Waldyr Diogo, em nome de quem cumprimento os familiares dos ex-presidentes já falecidos e aos quais também rendemos nossas homenagens

Amigos jornalistas,

Meus amigos,

Boa Noite,

Em nome da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, registro nosso agradecimento ao Grupo O Povo de Comunicação pela homenagem que rende a uma das mais firmes e aguerridas organizações da sociedade cearense. A FIEC tem sido, ao longo desses 65 anos, uma instituição incansável, batalhadora e comprometida na liderança dos esforços para construir o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado.

Para falar dessa história de luta, de parcerias, de conquistas, podemos elencar vários nomes e enumerar muitos fatos. Os nove presidentes que me antecederam, cada um com seu próprio estilo, todos com muito afinco e dedicação, contribuíram para chegarmos até aqui. Os cinco Sindicatos que formaram a Federação, nos idos de 1950, e também os 39 Sindicatos que hoje a constituem são os verdadeiros pilares da nossa FIEC. As atividades, os programas, as ações e os projetos desenvolvidos pelas nossas Casas de Serviços, o SESI, o SENAI e o IEL fazem a diferença para as nossas indústrias e tem o reconhecimento de toda a sociedade.

Informações concretas, dados numéricos, registros formais que fazem a nossa história, têm grande significado e podem ser encontrados em diversas publicações, inclusive na revista distribuída na entrada desta solenidade. Ao me deter sobre a história da FIEC para preparar a fala desta noite, pensando na relevância desta homenagem com a qual o Grupo O Povo muito nos honra, especialmente na premiação que leva o nome de Delmiro Gouveia, vi que algo ainda mais grandioso nos envolve: a capacidade de sonhar e a energia para realizar sonhos. Então, meus amigos, venho lhes propor a falar sobre sonhos! Isso mesmo, sonhos!

Observemos: Delmiro Gouveia é um personagem inspirador ao povo do Nordeste. Um visionário, que, ainda em fins do século 19, começou negociando couros e cumpriu uma trajetória tão vigorosa, tornando-se industrial pioneiro da nossa região. Por sua ousadia, tornou-se possível a utilização econômica da cachoeira de Paulo Afonso, o que trouxe avanços importantes ao Nordeste da primeira década do século 20. Delmiro Gouveia, cuja energia transformadora ainda nos traz exemplo, foi um grande sonhador.

Também foram sonhadores os grandes homens que tornaram a Federação das Indústrias do Estado do Ceará uma realidade. Os amigos engenheiros Waldyr Diogo de Siqueira, da Construção Civil, e Thomás Pompeu de Souza Brasil Netto, do setor têxtil, lideraram o movimento para a criação da nossa FIEC. Sonharam grande e não esperaram. Realizaram. Estabeleceram contato com o delegado regional do Trabalho no Ceará e reuniram mais três companheiros industriais, dos sindicatos de confecções, de Tipografia e de calçados, para obter a carta de reconhecimento de representação patronal expedida pelo Ministério do Trabalho. Isso foi em maio de 1950. Hoje, além de nos orgulhar da história construída ao longo desses quase 65 anos, confio que a FIEC é motivo de orgulho também para os descendentes desses pioneiros.

Por fim, entre os sonhadores, registro, claro, o amigo Demócrito Dummar. Quantos sonhos teve e tantos sabemos que realizou! Presidiu por 45 anos um dos mais importantes jornais do Brasil, ao mesmo tempo veículo de tradição familiar e condução de vanguarda. Demócrito era sonhador e também um animador de sonhos dos outros. Quem de nós nunca contou com seu entusiasmo? Uma sorte sermos contemporâneos deste sonhador, que tanto nos animou e seguirá inspirando gerações.

Meus amigos, desde o último mês de setembro, sob o privilégio de presidir a FIEC, em plena conciliação com minhas atividades empresariais, me ponho junto a esses homens sonhadores. Sonho com um Ceará mais desenvolvido, com uma economia mais forte, com mais educação, com mais saúde, com melhores condições para nossa gente. Mas sai que não nos basta sonhar! Cada exemplo de sonhador que nos inspira nos alerta que é preciso realizar.

Então, meus amigos, vamos em frente! A FIEC comemorará 65 anos em 2015 e sei do compromisso em ser o guardião de uma história de sonhos e de realizações. Com meus companheiros de diretoria e com as lideranças dos industriais organizadas nos nossos sindicatos, juntamo-nos a todos os que acreditam num futuro melhor para seguirmos sonhando, mas com os pés no chão. Voando alto, mas sempre realizando. Vamos juntos!

Mais uma vez nosso muito obrigada e uma boa noite a todos.

BETO STUDART
2 de dezembro de 2014

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP