[Biografia] José Raimundo Gondim

Terceiro Presidente da FIEC e dos Conselhos Regionais do SESI-Ce, do SENAI-Ce e Diretor Regional do SESI/Ce no período de 1968 a 1971 (interino).

Pertencente a uma família conceituada e admirada pelos dotes de inteligência e sensibilidade, José Raimundo Gondim nasceu em 10 de maio de 1921, filho do empresário hoteleiro Efrem Gondim e de Dona Marieta Carmo Gondim, é casado com a Sra. Lídia Ponte Gondim e têm os filhos: Tereza Maria, Marilena, Frederico César, Eveline, Efren e Eliane.

Teve a formação militar interrompida a fim de secundar o pai na gerência do tradicional "Palace Hotel", em Fortaleza.
Quando em 1968 o Eng.º Thomás Pompeu de Souza Brasil Netto assumiu a presidência da Confederação Nacional da Indústria, coube ao industrial José Raimundo Gondim, 1º Vice - Presidente da FIEC, assumiu a presidência da entidade, dos Conselhos Regionais do SESI e do SENAI e as funções de Diretor Regional do SESI, interinamente, de 1968 a abril de 1971.

Entusiasta e com presença marcante em todas as atividades do patronato Sindical da Indústria, conduziu sua gestão com ações inovadoras junto à CNI ao SESI e ao SENAI, estimulando a política de integração do Ceará no processo da industrialização desencadeado pelos governo federal e estadual através da SUDENE. Assinalaram também a sua gestão a instalação em 1970 do Centro de Formação Profissional Wanderilo Câmara, do SENAI-Ce em Juazeiro do Norte. Dedicou ao setor industrial de óleos vegetais estudos de considerações técnicas. Promoveu com muito êxito em Fortaleza, o Primeiro Encontro de Investidores do Nordeste de 21 a 23 de junho de 1963.

Ao se afastar das lides empresariais, colaborou com o empresário Edson Queiroz na criação e funcionamento da Universidade de Fortaleza - UNIFOR nas funções de Diretor Administrativo, Vice - Reitor e Assessor. É autor do livro "Este Nordeste, este Brasil", editado em 1973 pela UNIFOR.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP