[Biografia] Francisco José Andrade Silveira

Quarto Presidente da FIEC e dos Conselhos Regionais do SESI-Ce, do SENAI-Ce e Diretor Regional do SESI/Ce no período de 1971 a 1977.

Filho do industrial José Carneiro da Silveira e de D. Sofia Andrade Carneiro, já falecidos, nasceu em Fortaleza em 22 de novembro de 1926. É casado com a Sra. Aurea Perez da Silveira e têm os filhos: José Antônio, Francisco José Filho, Vitória Maria, Beatriz, Sófia e Frederico. Graduou-se Engenheiro Civil pela universidade Mackenzie, em São Paulo em 1950, após do que preferiu colaborar na administração do patrimônio familiar.

De poucas palavras, eficiente administrador de atividades decididas, sua eleição para a presidência da FIEC foi bem recebida pelo empresariado cearense e correspondeu as expectativas na condução do Sistema FIEC e na presidência do Centro Industrial do Ceará, que presidiu de 1971 a 1977, como também nas funções de Diretor Regional do SESI e Presidente dos Conselhos Regionais do SESI/Ce e do SENAI/Ce.

Proporcionou a construção e financiamento de Centros de Atividades Sociais e Profissionais do SESI e do SENAI em Fortaleza e no Crato.

Inaugurou com o patrocínio da CNI o Encontro Regional da Indústria e o III Encontro de Investidores no Nordeste, eventos de integração e repercussão na vida empresarial do Ceará.

Manteve intercâmbio produtivo com as entidades empresariais, os órgãos governamentais, o Banco do Nordeste do Brasil, alcançando receptividade suas reivindicações em favor do crescimento da indústria cearense.

Criou em 1947 a comenda "Medalha do Mérito Industrial" que a FIEC outorga às personalidades que prestam relevantes serviços ao desenvolvimento da economia e da indústria do Ceará.

Exerceu mandatos no campo de Vice Presidente da FIEC e de Delegado no Congresso de Representantes da Confederação Nacional da Indústria oferecendo sua experiência e visão prática.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP