[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

88º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Valdelírio Pereira de Soares Filho

Cearense do sertão de Crateús, Valdelírio Soares sempre foi um curioso e sua avidez por conhecimentos em energia encontrou estímulo na Escola Técnica Federal do Ceará, onde estudou. Iniciou as atividades profissionais por concurso, na Embratel, área de comunicação de dados.
Ali aprendeu a trabalhar com microprocessadores, chegando a liderar um departamento autônomo de P&D. Conheceu o que se tornou um grande amigo, José Vicente Borges, então técnico da área de manutenção da Embratel, com quem formou sociedade. Em 1982, criaram e fundaram a primeira indústria de tecnologia do Ceará, “Micros na Terra do Sol” – Microsol, empresa de assistência técnica e desenvolvimento de software.
Após um ano de atividade, a Microsol fez emergir a chama da criação inovativa e da audácia construtiva e pioneira. Criou e ampliou o portfólio dos produtos, ofertando no mercado equipamentos destinados a suprir necessidades específicas do mercado brasileiro. A Microsol chegou a ser a segunda maior indústria de condicionadores de energia do Brasil, com filiais em São Paulo e Salvador, empregando 700 colaboradores diretos.
A fim de fortalecer financeira e institucionalmente a Microsol, em 2004 Valdelírio convida o fundo Nordeste Empreendedor a investir na companhia, assumindo 18% das ações. Juntos, elaboram e executam um plano de negócios que leva o faturamento da companhia a multiplicar-se por oito em quatro anos. Esse crescimento acelerado não tardou a chamar a atenção dos grandes players mundiais, que queriam entrar no Brasil e começaram a fazer ofertas pela companhia.
Em 2009, o Fundo e Valdelírio decidiram vender 100% da companhia para a APC/Schneider, multinacional francesa que deu continuidade ao legado da Microsol e continuando a investir no Ceará.
Valdelírio permaneceu até dezembro de 2011 liderando a integração da Microsol à Schneider. Desde então, vem investindo no setor imobiliário, por meio da VS Realty, e no setor de varejo de combustíveis. Em 2012, fundou a sua nova paixão: Cieli di Toscana – operador turístico na Itália.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP