[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

86º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Cid Ferreira Gomes

Cid Ferreira Gomes nasceu em Sobral, em 27 de abril de 1963. Filho de José Euclides Ferreira e de Maria José Santos Ferreira Gomes, convive  com a política desde a infância. Cursou Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará (UFC) e  presidiu o Centro Acadêmico. Em 1990, elegeu-se deputado estadual,  tendo exercido o cargo de 1o. secretário da Mesa Diretora. Quatro anos depois, reeleito, tornou-se, aos 32 anos, o mais jovem presidente da
história da Assembleia Legislativa do Ceará.
Cid teve atuação destacada à frente do Parlamento Estadual, de onde saiu para disputar o cargo de prefeito de Sobral. Eleito com votação recorde, desenvolveu projetos nas áreas social, econômica e de infraestrutura. O excelente desempenho o credenciou à reeleição.
Encerrado o segundo mandato de prefeito, mudou-se para os EUA, em 2005, tendo exercido, em Washington, a função de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Um ano depois, elegeu-se governador e, em 2010, os cearenses o reconduziram ao cargo.
À frente do governo do Ceará, Cid se destaca pelo espírito empreendedor. Seu grande legado inclui a ampliação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP); criação do polo siderúrgico e da Zona de Processamento de Exportações (ZPE); construção dos centros
de eventos de Fortaleza, Iguatu e Crato; construção de aeroportos no interior; ampliação da malha viária; implantação do Cinturão das Águas e do Cinturão Digital; implantação do metrô de Fortaleza; construção de 22 policlínicas, 19 centros de especialidades odontológicas, quatro grandes  hospitais regionais e 22 unidades de pronto atendimento. Ainda implantou as escolas de educação profissional, que já somam cem  unidades desde 2007, e criou o Programa de Alfabetização na Idade Certa, que se tornou modelo nacional.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP