[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

84º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Flávio Barreto Parente

Flávio Barreto Parente nasceu em 1923, em Camocim/CE. É filho de José Gomes Parente e Maria Odete Barreto Parente. Pioneiro da radiofonia no estado, foi criador da Rede Iracemista de Emissoras de Rádio (Fortaleza, Sobral,  Juazeiro, Maranguape e Iguatu) e um dos fundadores da TV e Rádio Jangadeiro, chegando a ser diretor-presidente.

Em 2013, completaria 90 anos, dos quais 70 dedicados a atividades produtivas em vários segmentos econômicos do Ceará, a exemplo do comércio, radiodifusão, têxtil, criação de camarão em viveiro, extração de sal e imobiliário. Na década de 60, chegou a ser o maior produtor de sal marinho do estado do Ceará, com salinas em Icapuí, Aracati, Beberibe, Aquiraz, Caucaia e Camocim.
Como representante da atividade salineira, Flávio Parente integrou a diretoria do Sindicato das Indústrias da Extração do Sal do Estado do Ceará (Sindsal) por várias décadas, ocupando sua presidência até a reeleição do presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, em 2010. Foi também um dos pioneiros na carcinicultura cearense, vendendo sua produção para Europa e Estados Unidos. Participou do Sistema FIEC por quase 40 anos, como delegado, conselheiro ou diretor.
Faleceu em Fortaleza, no dia 28 de dezembro de 2012. Foi casado com a Aglair Parente. Teve seis filhos, 12 netos e oito bisnetos.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP