[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

79º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

João Batista Fujita

Nascido em Fortaleza e filho de Jusaku Fujita, primeiro imigrante japonês a fixar-se no Ceará, João Batista Fujita é um grande empreendedor, que lidera uma família de mais de 80 integrantes.

Aos 17 anos, ingressou na Escola Preparatória de Fortaleza e seguiu para a AMAN, sendo declarado Aspirante a Oficial na Arma de Engenharia. Em 1968, solicitou desligamento do Exército, visando trilhar novos desafios na iniciativa privada.

No Exército, adquiriu valores como liderança e planejamento, além da patente de Capitão, adotada como uma marca pessoal. Da cultura oriental herdou a disciplina e determinação. Somadas, essas características o tornaram uma das personalidades de maior destaque na indústria da construção civil cearense.

Em 1969, fundou a Construtora Estrela, ao lado de Elano de Paula, Walder Ary, Crisanto Almeida e José Lewton. À frente da Estrela, contribuiu para destacar o Ceará no cenário nacional da Construção Civil.

A empresa foi cotada no ranking da revista Exame, por duas vezes, como uma das melhores no segmento em todo o Brasil. Marcou presença em 15 estados brasileiros, participando de relevantes obras.

Com forte atuação também na área habitacional, a Estrela construiu cerca de 50 mil unidades. Contudo, ao longo dos 42 anos de atuação empresarial, o que mais o orgulha são as 65 mil pessoas que passaram pelas obras. João Batista Fujita teve notável desempenho nas atividades que abraçou, dentre as quais se destacam: fundação e primeira presidência da Associação das Empresas Construtoras do Ceará (ASSECON), diretor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e, atualmente, presidência do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro.

Diante de sua postura arrojada, recebeu diversas condecorações, tais como: Homem de Marketing/91, pela Associação de Marketing do Brasil; Comenda outorgada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão; e as Medalhas do Pacificador e da Ordem do Mérito Militar, no Grau de Cavaleiro e Oficial, conferidas pelo Exército Brasileiro. Com larga visão prospectiva, foi responsável, ao lado de Rejane Fujita, pelo lastro desta tradição no seio familiar. Fruto disso é a Fujita Engenharia, empresa dirigida pelos filhos Carlos, Liana, Lisandro e Lara, sob sua coordenação.

Grandes obras como modernização do Hospital Geral de Fortaleza e do Estádio Presidente Vargas, bem como a construção do Hospital Regional do Cariri, levam a assinatura da construtora. Assim, percebe-se como o Capitão Fujita se mantém exemplar para a classe industrial e sociedade cearense. Em razão deste exemplo, a FIEC lhe confere a Medalha do Mérito Industrial, corporificando o reconhecimento e o respeito que imprime

Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2011.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP