[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

78º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Francisco José Andrade Silveira

Natural de Fortaleza e Bacharel em Engenharia Civil, pela Escola de Engenharia Mackenzie (SP), com especialização no Instituto de Tecnologia de Massachussets. Por seu espírito empreendedor, assumiu, muito jovem, a administração do patrimônio familiar.

Geriu a Fiação e Tecelagem Ernesto Deocleciano, em Sobral (CE), um dos mais antigos estabelecimentos industriais do Ceará, implantando ações inovadoras e investimentos em modernização tecnológica,elevando a empresa a um novo patamar industrial.

Dedicou-se à liderança sindical. Presidiu, por três mandatos consecutivos, no período de 1968 a 1977, o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (SINDITÊXTIL).

Em reconhecimento à expressiva liderança, foi eleito Presidente da FIEC e do CIC, por duas gestões, de 1971 a 1977.

Sua gestão foi marcada pelo fomento na classe empresarial cearense da importância da união de forças e propósitos em torno de uma instituição classista mais operante e fortalecida, em especial, a própria FIEC.

Um passo importante de sua gestão à frente da Entidade foi a reformulação administrativa do Sistema SESI/SENAI e a instalação pioneira, nas Federações do Nordeste, do Núcleo do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), através da promoção do intercâmbio entre o setor produtivo e o segmento acadêmico.

No âmbito da interiorização e expansão das ações da Entidade, implantou os Centros de Atividades do SESI, no Crato, e na Barra do Ceará. Com administração expansionista e visionária, abriu a Entidade à criação de novos sindicatos e à participação feminina. Assegurou um importante legado à história da FIEC, notadamente a de credibilidade e respeito, fortalecendo-a em sua missão de apoiar, defender e lutar em favor do segmento industrial cearense.

Foi, também, Delegado representante da FIEC na Confederação Nacional da Indústria (CNI), de 1989 a 1992, contribuindo com sua experiência e espírito visionário. Instituiu na FIEC a “Medalha do Mérito Industrial”, importante comenda que a Entidade outorga às personalidades que prestam relevantes serviços ao desenvolvimento da economia e da indústria cearense. Com sua larga visão e experiência, dedica-se aos negócios da empresa no segmento imobiliário, atividade que permanece até hoje. A FIEC reconhece a exemplar administração de Francisco Silveira em sua trajetória classista e, de modo especial, nos sete anos à frente da Entidade e o destaca com a Medalha do Mérito Industrial 2011.

Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2011.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP