[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

77º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Ciro Ferreira Gomes

Natural de Pindamonhangaba (SP), mas sobralense de coração, Bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e Professor Universitário. Em 1982, elegeu-se Deputado Estadual. Consagrado entre os melhores, foi reeleito e assumiu a liderança do Governo na Assembleia Legislativa do Ceará.

Em 1988, foi eleito prefeito de Fortaleza, realizando obras relevantes, dentre as quais se destacam: o saneamento administrativo e financeiro; a implantação do IPTU progressivo, pioneiro no Brasil; o projeto turístico para Fortaleza; o plano de ordenamento do seu território; a reforma e a implantação de postos de saúde, a revisão do padrão de gerenciamento e o sistema financeiro das escolas municipais.

Aos 32 anos de idade, foi eleito Governador do Estado do Ceará, realizando importantes ações: a implantação do sistema de saúde pública de baixo custo e alta eficiência; a redução da mortalidade infantil no Estado; a instalação da primeira Escola de Saúde Pública do Brasil; a profissionalização da gestão das escolas estaduais; a revisão do ensino público estadual e a construção do Canal do Trabalhador, dentre outras. No comando do Ministério da Fazenda, foi o pilar da promoção e da sustentação do Plano Real.

A convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o Ministério da Integração Nacional em 2003, sendo responsável pelo desenvolvimento regional e obras de infraestrutura.

Em 2006, foi o Deputado Federal mais votado do país, proporcionalmente. Destacou-se o mais atuante na defesa do projeto de revitalização e integração do Rio São Francisco; no Plano Nacional de Desenvolvimento Regional; na relatoria do projeto de lei para reduzir a burocracia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e na defesa dos estados não produtores de petróleo na questão do Pré-Sal.

É autor dos livros: No País dos Conflitos; O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo, em parceria com o professor Mangabeira Unger; e Um Desafio Chamado Brasil. No contexto das condecorações, merecem destaques as seguintes:

• Prêmio Mundial do UNICEF - Troféu Maurice Patê, outorgado ao Governo do Estado e ao povo do Ceará;
• Medalhas da Ordem do Mérito Aeronáutico no Grau de Grande Oficial; da Ordem do Mérito Naval, no Grau de Grande Oficial; do Mérito Militar no Grau de Grande Oficial; da Ordem do Rio Branco; do Mérito da Defesa, outorgadas pelo Presidente Lula, em 2003;
• Medalha Juscelino Kubitscheck – Grau Grande - Medalha, outorgada pelo Governo de Minas Gerais;
• Medalha do Pacificador, concedida pelo Comandante do Exército;
• Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, concedido pela Câmara Municipal de Fortaleza;

Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2011.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP