[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

75º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Jorge Parente Frota Júnior

JORGE PARENTE FROTA JÚNIOR, bacharel em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem curso de extensão na University of Illinois, Campus Champaign, Estados Unidos, e especialização em Alta Administração e Estratégia, no INSEAD – European Institute of Business Administration, em Fontainebleau, França.

Iniciou as atividades profissionais na Cohab-CE, seguindo-se o Grupo J. Macêdo, onde ocupou alto posto na Cervejaria Astra e no Moinho Fortaleza. Realizador, fundou a OPUS Assessoria e Exportações Ltda. e a River Refrigerantes Ltda.(Imperatriz-MA). Participou da COPEL – Cia. Pernambucana de Laticínios, tendo ascendido à direção comercial do Grupo.

Integrou-se ao corpo sociodiretor da Companhia Brasileira de Laticínios (CBL) tornando se corresponsável pela expansão da empresa. Em destacada atuação industrial, inaugurou nova fábrica em Sergipe e programou a implantação de nova unidade de leite em pó, em Morada Nova-CE.

Destacou-se na liderança sindical, com inteligência, dinamismo e sólidas realizações, mercê da gestão na Presidência do SINDILATICÍNIOS, na Vice-Presidência do Centro Industrial do Ceará (CIC) e, posteriormente, na Presidência da Entidade (biênio 1996-1997).

A marcante atuação projetou-o à eleição para Presidente da FIEC (1999-2002) e reeleição para o quadriênio 2002/2006. A riqueza das ações colocou a FIEC entre os principais ícones do sistema confederativo brasileiro, na área do segmento industrial, com ênfase nas relações institucionais, em âmbito nacional e internacional. Na CNI, preside o Conselho Temático de Responsabilidade Social e é membro do Fórum Nacional da Indústria.

Nas áreas científica e tecnológica, integra o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), desde 2003, e do COAVI – Colegiado de Avaliação Institucional da Unifor, desde 2008. É membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, desde 1999, e eleito Presidente para o biênio 2009/2010. Em outras áreas, destacou-se como Presidente do Planefor.

No contexto das condecorações, mereceu a Medalha Boticário Ferreira 2001; o Troféu Sereia de Ouro 2004; e a Medalha Jovem Mentalidade Empresarial AJE -2004, dentre outras.

A FIEC reconhece em Jorge Parente a larga visão,a liderança, a determinação dos realizadores, características que marcam a trajetória da sua vida com vitórias, como pessoa, industrial e líder, definindo-lhe importante lugar nas entidades representativas de classes.

Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2010.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP