[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

73º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Pedro Philomeno Ferreira Gomes

PEDRO PHILOMENO FERREIRA GOMES nasceu em Sobral a 7 de junho de 1888, filho de uma família de 17 irmãos, fruto de dois matrimônios. Seu pai era comerciante na sua cidade natal.

Chegou a Fortaleza aos seis anos de idade, em companhia de seus pais, Francisco Philomeno Ferreira Gomes e Maria Isabel Carneiro F. Gomes. Em 1904, com dezesseis anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, para trabalhar numa casa comercial de propriedade de seu irmão mais velho. Ao retornar ao Ceará, em 1907, trabalhou com o pai, tornando-se seu sócio na firma Philomeno Gomes & Filho.

Da fábrica de cigarros deixada pelo pai, ampliou suas atividades para os ramos de usinas de algodão, têxtil, imobiliário e da industrialização do caju.

Na indústria de beneficiamento de algodão, foi um dos sócios fundadores da Siqueira Gurgel, Gomes & Cia Ltda. No setor têxtil, implantou em Fortaleza, a Fábrica de Tecidos São José, em 1926, tendo como sócios A . D. Siqueira, Pedro Philomeno e Raimundo Frota. O objetivo da sociedade é a indústria de fiação e fabricação de tecidos através da instalação da Fábrica de Tecidos São José, localizada no bairro de Jacarecanga em Fortaleza.

Logo em 1927, os sócios A . D. Siqueira & Filho retiram-se da sociedade que passa a se chamar Frota & Gomes Ltda. Em 1928, com a morte de Raymundo Silva Frota, recebe a denominação de Gomes & Cia Ltda. No que diz respeito à sua natureza jurídica somente em 1961 transforma-se em Sociedade Anônima com o nome de S/A Philomeno Ind. E Comércio.

A imobiliária Pedro Philomeno Ltda., foi a pioneira na implantação de hotéis turísticos no Ceará. São de sua responsabilidade a construção do “Iracema Plaza Hotel”, o primeiro a ser construído na orla marítima, e o “Lord Hotel”, tradicional hotel do centro da cidade. Foi igualmente inovador, quando montou a ‘Fazenda Guarany”, em cujas terras plantou inicialmente duzentos mil pés de caju, fruto que se transformaria numa das maiores fontes de riqueza do Estado.

Pedro, no entanto, destacou-se como pioneiro em diversos ramos de atividade. Antes da criação da fábrica de tecidos produzia o anti-séptico cognominado ASSEPTOL (até hoje largamente usado), cuja fórmula adquirida de Meton de Alencar. Tempos depois transferiu a posse da mesma para a Farmácia PASTEUR.

Além das atividades empresariais, Pedro Philomeno também se destacou na atividade político-partidária. Em 1932, participou da Comissão Executiva Central Provisória do Partido Social Democrático (PSD), e, em seguida, foi membro da Comissão Organizadora do Partido Economista, que congregava os representantes das associações comerciais, industriais e exportadores do Ceará. Faleceu em 1983.

Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2009 (In Memoriam).

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP