[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

67º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Roberto Smith

Roberto Smith, nascido em 02 de agosto de 1942, em São Paulo, é filho de Henrique Smith e Paulina Smith e tem três filhos: Maira, Juliano e Mariana.

Exerce atualmente a Presidência do Banco do Nordeste do Brasil, é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e em Economia pela Universidade Mackenzie-SP.

Tem curso de especialização em Economia Regional e Urbana na FIPE - USP, mestrado no Curso de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (CAEN) da UFC, doutorado em economia na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade Paris XIII.

Mora em Fortaleza desde 1977.

Em 1983, foi admitido por meio de concurso público como professor da UFC, junto ao Departamento de Teoria Econômica. Foi professor do CAEN e, atualmente, é professor na graduação de economia e na pós-graduação da FACED - UFC. É também professor de Economia do Turismo e orientador no Curso de Mestrado Profissionalizante em Gestão de Negócios Turísticos da UECE/IEPRO.

Foi Bolsista-pesquisador doutor do C.N.Pq e da CAPES, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, vinculado ao Programa de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação de Economia Regional e Urbana - Convênio FIPE/BID/IPEA.

Foi também professor de cursos modulados do CETREDE- Ceará, Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Ceará e SUDENE - Pernambuco, nas áreas de ensino de desenvolvimento regional, urbano e industrial.

Tem desenvolvido trabalhos de consultoria econômica na área de desenvolvimento regional e urbano Autor de programas econômicos, Roberto Smith desenvolveu atividades de consultoria para várias instituições públicas e privadas nas áreas de política urbana, finanças públicas, serviços públicos, transportes e sistemas tarifários de serviços públicos, e economia do turismo.

Publicou diversos trabalhos, entre eles: sua Dissertação de mestrado denominada "Troca Desigual e Regionalismo: Uma Avaliação da Industrialização Recente no Nordeste Brasileiro: o Complexo Industrial Têxtil"; sua Tese de doutorado intitulada "Propriedade da Terra e Transição - Um Estudo da Formação da Propriedade Privada da Terra e Transição para o Capitalismo no Brasil".

Foi Conselheiro eleito do Conselho Federal de Economia - COFECON entre 1991-1993, tendo presidido a Comissão de Valorização Profissional e também Conselheiro eleito do Conselho Regional de Economia do Ceará 1995-1997. Foi membro da Diretoria eleita da ADUFC - Associação de Docentes da Universidade Federal do Ceará - Sessão Sindical da ANDES, durante o período 1999-2001.

É filiado ao Partido dos Trabalhadores desde a sua fundação, tendo participado da criação do Núcleo de Vila Madalena – São Paulo, e núcleo Dragão do Mar em Fortaleza. Participou da elaboração dos Planos de Governo da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a região Nordeste, nas eleições passadas, e foi membro da Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores entre 1993-94.

Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial/FIEC, em 2007.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP