[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

65º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho

O Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, Patrono da Engenharia da Aeronáutica, nasceu em Fortaleza no Ceará, em 20 de outubro de 1904. Décimo filho de Casimiro Brasil Montenegro e Maria Emília Pio Brasil, foi casado com Maria Antonietta Spinola Montenegro, sua sobrinha, com quem teve 5 filhos.

Em 1923, ingressou na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante Oficial do Exército, em 20 de janeiro de 1928, na primeira turma da Arma de Aviação Militar da então nascente Escola de Aviação Militar, no Campo dos Afonsos.

Embalado pelo ardente sonho de bem servir à pátria, em 1931 foi designado para servir no Grupo Misto de Aviação, comandado por Eduardo Gomes. Naquele ano, fruto da inspiração e obstinação de um grupo de oficiais idealistas, nascia o Correio Aéreo Militar. Atualmente, denominado Correio Aéreo Nacional.

Casimiro sempre demonstrou ao longo de sua vida, forte vocação de pioneiro e visionário. Acreditava firmemente na força da educação como ferramenta do desenvolvimento. Dedicou-se intensamente à construção de bases para atividades industriais que assegurassem o desenvolvimento da aviação e, conseqüentemente, do parque industrial do país.

Prosseguindo em sua brilhante carreira, concluiu, em 1938, o Curso de Engenheiro Militar na Escola Técnica do Exército, atual Instituto Militar de Engenharia. Na década de 1940, ganhava corpo a idéia de se criar uma indústria aeronáutica que pudesse atender às crescentes necessidades da aviação em benefício do Brasil. Germinava, em sua mente fértil e privilegiada, a idéia da criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA.

Finalmente, em 1950, o Curso de Engenharia Aeronáutica teve início em São José dos Campos, local escolhido para implantar o Centro Técnico de Aeronáutica que, em 1969, transformou-se no Centro Técnico Aeroespacial.

Por todos esses notáveis feitos em prol da ciência, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA, homenagem póstuma ao ilustre Marechal, em 26 de abril de 2000, a Academia Nacional de Engenharia o nomeou com o título de Patrono da Área de Engenharia Aeronáutica da Academia, em reconhecimento por notáveis feitos e, também, como forma de cultuar os grandes vultos nacionais de nossa Engenharia.

Dentre as inúmeras comendas recebidas podemos ressaltar: Grã-Cruz da Ordem do Mérito Aeronáutico, em 1971; Prêmio Anísio Teixeira da CAPES, em 1981; Troféu Sereia de Ouro em 1984, Prêmio Moinho Santista em 1993 e Patrono da Fundação Casimiro Montenegro Filho, instituída, pela Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – AEITA que tem como dentre outros objetivos estimular a pesquisa e o desenvolvimento no campo da tecnologia avançada, da ciência e do ensino, da promoção da melhoria do meio ambiente e dos recursos hídricos, complementando e apoiando, prioritariamente, as atividades exercidas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

O Marechal Casimiro Montenegro Filho, faleceu aos 95 anos, no dia 26 de fevereiro de 2000, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, onde foi sepultado com honras de Ministro de Estado, deixando um legado de extrema importância ao desenvolvimento do país e um exemplo dignificante para todas as gerações vindouras.

Em 2006, foi escrito livro sobre sua vida pelo Jornalista Fernando Morais, com o título: “Montenegro; as aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil”.

Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial/FIEC (In Memoriam), em 2007.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP