[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

63º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Hélio Guedes de Campos Barros

Nascido em 18 de maio de 1940, natural de João Pessoa, Paraíba, veio morar em Fortaleza desde a infância.

Filho de José Goes de Campos Barros e Neusa Guedes Barros, casado com a Senhora Maria Dulce Silva Barros com que teve os filhos, Luís Silva Barros e Maria Eduarda Silva Barros.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará - UFC, fez curso em Sociologia do Desenvolvimento em Munique na Alemanha, e Mestrado (MSc) na Universidade de Wisconsin, USA.

Filho de José Goes de Campos Barros e Neusa Guedes Barros, casado com a Senhora Maria Dulce Silva Barros com que teve os filhos, Luís Silva Barros e Maria Eduarda Silva Barros.

Como docente foi professor titular e adjunto das Universidades de Fortaleza - UNIFOR e UFC, ministrou aulas no Curso de Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento da UFC, além de atuar como Pesquisador - Visitante na University Of Johns Hopkins, USA, bolsista da Fulbright e da DAAD. Foi diretor-adjunto e de Programa da Capes, presidente do Conselho da Capes, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, secretário executivo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), secretário de Projetos Especiais e secretário de Planejamento do MCT.

Exerceu funções de destaque como Decano do Centro de Humanidades da UFC, Diretor-Adjunto e de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como secretário esteve presente no Ministério da Educação - MEC, na área de Educação Superior. Foi também Secretário Executivo do PADCT, de Planejamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, e de Projetos Especiais. Esteve presente como membro do Board da PASPAU, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e de vários Conselhos Estaduais de Ciência e Tecnologia. Fez consultoria para o Banco Mundial, Interamericano Foundation e outras instituições como PNUD, IICA, CAPES e CNPq.

Coordenou a Secretaria Executiva do novo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CCT e o Projeto de Pesquisa Nacional em Prospeção Tecnológica - PROSPECTAR. Atualmente, exerce a função de Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará Antes de ser titular da pasta da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, coordenava a secretaria executiva do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e o projeto nacional em propecção tecnológica (Prospectar), do MCT.

A Medalha é concedida em reconhecimento à liderança, ao carisma, à postura moral e ética e à excelência da sua histórica participação no processo de fortalecimento dos mecanismos de apoio à inovação e de estímulo ao investimento em pesquisa e desenvolvimento pelas empresas cearenses.

Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial/FIEC, 2006.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP