[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

62º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Vicente Donini

62 anos, natural de Joinville. Técnico em Contabilidade com especialização em Marketing e Finanças Internacional pela USC – University Southern Califórnia, Los Angeles, em 1976 e PGA – Programa de Gestão Avançada, pela Fundação Dom Cabral/INSEAD-The European Institute of Busines Administration, Fontainebleau France, em 1998.

É Diretor Presidente da Marisol S.A., de Jaraguá do Sul, SC, na qual ocupou também o cargo de Presidente do Conselho de Administração, no período de 26.03.98 a 03.05.04, onde exerce suas atividades profissionais desde agosto de 1991.

Exerce também a presidência das empresas, MARISOL INDÚSTRIA TÊXTIL LTDA., MARISOL FRANCHISING LTDA., de Jaraguá do Sul, SC, e MARISOL CALÇADOS LTDA., de Novo Hamburgo, RS.

Desempenha, ainda, as funções de Membro do Conselho de Administração das empresas, MARISOL S.A., de Jaraguá do Sul, SC; CONDOR S.A., de São Bento do Sul, SC; KARSTEN S.A., de Blumenau, SC; CELESC–Centrais Elétricas de Santa Catarina, de Florianópolis, SC; e membro do Conselho Diretor da TUPER S.A., de São Bento do Sul, SC; e da COLORMINAS Colorifício e Mineração S.A., de Criciúma, SC.

Preside o Conselho Deliberativo da PREVISC – Sociedade de Previdência Complementar do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Participa ativamente, também, das seguintes entidades empresariais: Vice-Presidente para Assuntos Regionais/Vale do Itapocú da FIESC–Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina; Vice-Presidente da ABIT–Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; Diretor Adjunto do SINTEX–Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau, SC; Vice-Presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Jaraguá do Sul, SC; e membro do Conselho Deliberativo da ACIJS–Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul, SC.

Durante 29 anos desempenhou atividades profissionais no Grupo WEG, de Jaraguá do Sul, SC, do qual foi co-fundador, sócio e acionista, sendo que os últimos cargos ocupados foram: Diretor Superintendente da WEG MOTORES S.A., de 1981 a 1984; Diretor Superintendente da WEG ACIONAMENTOS LTDA., de 1984 a 1991 e, ainda, na WEG S.A., foi membro do Conselho de Administração, de 1984 a 1989 e Presidiu o Conselho Consultivo no período de 1989 a 1994.

Exerceu também as funções de Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Jaraguá do Sul, SC de 1976 a 1978; Vice-Presidente da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, de 1977 a 1980; Vice-Presidente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da FIESC, de 2000 à 2002.

Presidente da ACIJS - Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul, SC, de 1992 a 1994, da qual também foi Vice-Presidente nos períodos de 1990 a 1992 e 1994 a 1996.

Por sua liderança comunitária e empresarial, tem merecido o reconhecimento de acreditadas entidades, destacando-se:

Líder Empresarial de Santa Catarina
Líder Empresarial Setorial - Têxtil e Couros,
Líder Empresarial Mercosul
Empresário de Ação Social,
Personalidade de Vendas de Santa Catarina
Cidadão Honorário de Jaraguá do Sul, SC,
Ordem do Mérito do Trabalho,
Melvin Jones Fellow,
Cidadão Honorário de Schroeder
Medalha Coronel Lara Ribas
Diploma Amigo do CP Norte,

Empresário criativo, ousado e socialmente responsável, faz da Marisol a mais bem sucedida e admirada empresa do setor do vestuário, com nove unidades industriais, das quais cinco em Santa Catarina (Jaraguá do Sul, Benedito Novo, Corupá, Massaranduba e Schroeder); três no Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, Terra de Areia e Santo Antonio da Patrulha) e uma no Ceará (Pacatuba, região metropolitana de Fortaleza) nas quais emprega 6.500 colaboradores.

Com as suas unidades de Santa Catarina, onde opera com 3.500 colaboradores, lidera o mercado nacional no segmento infantil e, pela qualidade de seus produtos e serviços, tem sido distinguida com sucessivas premiações, destacando-se a conquista do MÉRITO LOJISTA, o “Oscar do Varejo”, pelo décimo sexto ano, conferido pela CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Tal liderança denota-se também por outros feitos: Primeira empresa do setor do vestuário a conquistar a Certificação ISO 9001 SGS, a primeira a conquistar a Certificação ISO 14001 SGS, e também a primeira de seu setor, no Brasil, a publicar anualmente o Balanço Social, desde 1997, revelando publicamente suas abrangentes ações no campo social.

No Ceará realiza notável trabalho no desenvolvimento pessoal e profissional de seus 1.500 colaboradores. Ao planejar a Marisol Nordeste S.A., implantada em 1998, estabeleceu como premissas para o chão-de-fábrica: 100% dos colaboradores com o Ensino Fundamental completo e 100% deles tendo a Marisol como seu primeiro emprego, passou desde o início a investir fortemente em educação e formação profissional, preparando-os para a vida e para o trabalho, com a responsabilidade de operarem a mais moderna confecção do Brasil.

Toda a produção realizada durante o período de treinamento, pelas aprendizes da Marisol Nordeste S.A., desde o princípio tinha destino definido: Doação. Já foram doadas mais de 1.500.000 peças de roupas para entidades assistenciais cearenses.

A FIEC reconhece-lhe o dinamismo, a criatividade, a ousadia e a larga visão empresarial e social. Destaca-se pela inconteste liderança empresarial e comunitária, cujas ações credenciaram suas empresas como únicas do setor de vestuário a alcançar a Certificação ISSO 9001 e 14001 SGS, e a primeira do setor a publicar, desde 1997, o Balanço Social, revelando suas abrangentes ações no campo social.

· Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2005.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP