[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

58º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Jorge Gerdau Johannpeter

Terceiro filho de Curt, nasceu a 8 de dezembro de 1936

Aos 14 anos, no período de férias escolares, debutou na fábrica operando as máquinas de produzir pregos. "Construí uma visão extremamente pragmática graças ao convívio com os operários." Depois, passou a estudar contabilidade à noite, enquanto trabalhava à tarde no escritório aprendendo a tirar notas fiscais. Com 20 e poucos anos, estudante de Direito, já integrava a Federação das Indústrias gaúchas. Formou-se em 1961 - "Fui o único sucateiro da turma, os demais saíram desembargadores", brinca - e passou por todas as áreas da empresa até assumir a presidência do grupo em 1983.

Desde a década de 60, quando auxiliava o pai na condução dos negócios, tinha claro que o dilema era crescer ou definhar. A expansão iniciou com a compra da Fábrica de Arames São Judas (SP). Depois, foi a vez da Siderúrgica Açonorte (PE). Em 1972, assumiu a Companhia Siderúrgica da Guanabara (Cosigua). A partir daí, o grupo não parou mais. "Assim como, há 30 anos, entendia que era preciso sair do Rio Grande, hoje estou convencido de que é necessário ultrapassar a fronteira do País para não perder a competitividade." A Gerdau é hoje a 35ª no ranking mundial da siderurgia.

No inicio dos anos 70, foi um grande batalhador e incentivador juntos as Instituições Governamentais como Banco do Nordeste e DNOCS no sentido de implementar os projetos de irrigação nas áreas dos açudes públicos visando à horticultura e a fruticultura em escala empresarial. Com certeza, suas idéias foram o embrião do que se tenta fazer hoje em termos dos Pólos Agrícolas nas áreas dos açudes públicos, política atual dos governos Federal e Estadual, para diferentes regiões do Estado do Ceará como o Baixo Acaraú, Araras, Curu - Paraipaba, e o Baixo, Médio e Alto Jaguaribe. A Frente de uma das principais empresas agroindustriais do Ceará foi pioneiro no Nordeste ao estabelecer convênio com instituições públicas visado absorver matéria prima, tomate, produzido no projeto de irrigação da Morada Nova, Ceará, na década de 70.

· Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2004.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP