[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

57º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Antônio Cláudio Gomes Figueiredo

Nasceu em 1938, casado com a Sra. Marlis Maria Pinto Figueiredo.
 

Economista e Industrial, formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal do Ceará, tendo se dedicado quando ainda era estudante de economia a atividade empresarial, alcançando o cargo de diretor da Imobiliária Pedro Philomeno Ltda, diretor da Cadeia de Hotéis Gomes Ltda, diretor da Rádio Guarany de Pacajus, fundador e presidente do Caju do Brasil S/A, empresa pioneira na agroindústria do Caju no Brasil. Em razão de sua formação profissional, economista, sempre se dedicou nas empresas por onde passou a área financeira estando acumulando esse mesmo cargo na Jandaia Industria Ltda.; uma das mais conceituadas empresas industriais, produtores do suco de frutas deste país.

O Dr. Antonio Cláudio Gomes Figueiredo é reconhecido e respeitado no meio empresarial cearense por sua competência profissional, dedicação ao trabalho e grande batalhador em favor da agroindústria do Ceará e do Nordeste principalmente no que tange a industrialização de frutas tropicais, o mesmo é diretor da ASTN - Associação das Industrias Processadoras de Frutos Tropicais.

No inicio dos anos 70, foi um grande batalhador e incentivador juntos as Instituições Governamentais como Banco do Nordeste e DNOCS no sentido de implementar os projetos de irrigação nas áreas dos açudes públicos visando à horticultura e a fruticultura em escala empresarial. Com certeza, suas idéias foram o embrião do que se tenta fazer hoje em termos dos Pólos Agrícolas nas áreas dos açudes públicos, política atual dos governos Federal e Estadual, para diferentes regiões do Estado do Ceará como o Baixo Acaraú, Araras, Curu - Paraipaba, e o Baixo, Médio e Alto Jaguaribe. A Frente de uma das principais empresas agroindustriais do Ceará foi pioneiro no Nordeste ao estabelecer convênio com instituições públicas visado absorver matéria prima, tomate, produzido no projeto de irrigação da Morada Nova, Ceará, na década de 70.

· Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2004.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP