[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

56º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Roberto Cláudio Frota Bezerra

Nasceu em Fortaleza em setembro de 1946, filho de Prisco Bezerra e Otacila Frota Bezerra.

Ex-Reitor da Universidade Federal do Ceará com dois mandatos consecutivos(junho/1995 a junho/1999 e de junho/1996 a junho/2003). Obteve o grau de Engenheiro -Agrônomo, UFC, em 1965. É especialista e mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo - USP. Ingressou no quadro de docente da UFC, através de concurso, em 1970. É professor adjunto do Departamento de Estatística, tendo ministrado cursos em diversos programas de mestrado e doutorado da UFC. Na Universidade de New Hampshire (EUA) atuou, como Pesquisador Visitante, no setor de Estatística (1985). Como assessor de Planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC (1979-1983), coordenou a implantação do primeiro projeto internacional de difusão científica e tecnológica voltado para o pequeno produtor rural, no âmbito do convênio BID/CNPq/UFC.

Ocupou os cargos de Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis ( 1983-1987) e Pró-Reitor de Planejamento ( 1987-1991) . de 1992 a 1994, desenvolveu atividades de consultoria junto ao Banco Mundial, MEC na área de Educação e o INEP no Sistema de Avaliação do Ensino Básico. Em 1996, participou como membro do Grupo Consultivo do Programa de Pesquisa e Operacionalização de Políticas - Pacto de Educação Básica para o Nordeste - MEC/BIRD. Entre 1998 e 2001, participou de importantes missões junto à universidades estrangeiras ( Newfoundland, Canadá, New hampshire, EUA, Áustria, Lumiére II, em Lyon, França, Colônia e Ageheu, Alemanha, Politécnica, Complutense e Autônoma de Madri, Salamanca e Barcelona, na Espanha), assim como junto a diferentes instituições (DAAD, BIRD,BID e American Institute of Research), visando nessas missões, dentre outros objetivos, obter subsídios sobre processos avaliativos e formas de financiamento da educação superior, assim como estabelecer e renovar convênios. Dentre outros eventos internacionais, participou da IV Reunião da Comissão para Implementação da Parceria para Educação Brasil-EUA, na Universidade da Geórgia (1999),Seminário sobre Educação Superior no Brasil, em Washington, EUA (1998),II Seminário para Lideres Universitários Latino-Americanos sobre Avaliação e Melhoria da Qualidade do Ensino, na Universidade de Harvard (1998) e I Encontro de Reitores das Universidades Brasileiras, Espanholas e Portuguesas, na Espanha (2000). No ano de 2001, participou das negociações com as autoridades do Ministério da Educação Superior de Cuba visando ao fortalecimento de acordos com a CAPES, de Reunião do Conselho Assessor do Centro de estudos Brasileiros, na qualidade de conselheiro, na Universidade de Salamanca, Espanha e da Semana Cultural do Brasil, na Universidad de Valladoid , Espanha.

Desde março de 1998, é membro do Conselho Nacional de Educação, onde no início do mandato foi eleito vice-presidente da Câmara de Educação Superior. Em dois períodos consecutivos ocupou a presidência da mesma Câmara( 06/04/99 a 05/04/00 a 05/04/01). Também presidiu a Comissão de Orçamento da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDES). Atualmente ocupa a Presidência do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses - CRUC. Nos últimos quatro anos, tem publicado artigos em revistas e jornais e apresentado palestras, no Brasil e no exterior, sobre a temática da educação superior.

· Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2003.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP