[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

55º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

José Tavares Lopes

Nasceu no dia 29 de Março de 1937, em Acopiara, Ce. Filho de Manoel Tavares Lopes e Jacinta Tavares, é casado com Maria do Socorro Norões Tavares e pai de cinco filhos, Marco Aurélio - Advogado e empresário, Valéria Maria - Advogada, Márcia Cristiane - Ciências Contábeis, Viviane - Acadêmica de Administraçâo e Candice - Estudante do Ensino Médio.

Iniciou suas atividades no comércio como corretor de algodão aos 18 anos de idade, pouco tempo depois tornou-se produtor numa época em que o algodão era considerado o ouro branco. Destacou-se como um dos maiores produtores do Ceará.

Demonstrando grande visão empreendedora na industrialização de jóias, época essa em que Juazeiro do Norte era considerado o Eldorado do Nordeste. Com seu espírito empreendedor começa a diversificar seu campo de atuação, quando então adentra no ramo da industrialização de borracha, fundando em Terezina Piauí a INBOPIL Indústria de Borracha do Piauí, contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico, gerando emprego e renda.

No setor calçadista, que é a base do GRUPO BOPIL, possui três unidades fábris, "BOPIL Borracha e Plásticos Industrial Ltda, INBON-Indústria de Borracha Nordestina Ltda, e Industrial Bopil de Calçados Ltda", produzindo calçados cuja qualidade e designer destacam-se no mercado competitivo. Com tecnologia de ponta e máquinas de última geração Italianas os seus produtos são comercializados em todo Território Nacional e mercado exterior.

Procurando diversificar suas empresas investe no setor agropecuário, implantando as Fazendas Bopil King Rancho Ltda, com duas unidades no cariri, "FAZENDA CANAFÍSTOLA e FAZENDA CARAIBAS".

Com o sucesso destas, usando seu espírito desbravador desloca-se para o Sul do Pará, região propícia para a criação de gado Nelore para corte, onde conta com três fazendas, "FABISA, PADRE CICERO e ELDORADO", comercializando no Norte e Nordeste do Brasil.

Apostando no seu espírito empreendedor passa a investir no setor imobiliário, na área da construção civil em Fortaleza, Ceará.
Sobre sua égide o Grupo Bopil gera 1.200 empregos diretos, contribuindo com o desenvolvimento Sócio-Econômico do nosso Estado, sempre valorizando a força do trabalho.

Na vida pública, também deu sua parcela de contribuição elegendo-se vice-prefeito da Cidade de Juazeiro do Norte entre 1997/2000.

· Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2003.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP