[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

45º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Lúcio Gonçalo de Alcântara

Nasceu no dia 16 de maio de 1943, em Fortaleza/CE, casado com Maria Beatriz Rosário de Alcântara. Graduou-se em medicina no ano de 1966 pela UFC.

Sua vida pública está marcada pelo exercício de importantes cargos, iniciada como Prefeito Municipal de Fortaleza, prosseguindo como Deputado Federal em duas legislaturas, inclusive como constituinte.

Foi Vice-governador, Senador da República com mandato concluido em 2003 e é atualmente Governador do Estado do Ceará. Operoso e respeitado parlamentar, enquanto Deputado Federal integrou várias e importantes comissões da saúde, do interior, subcomissão do Poder Legislativo da comissão de organização dos poderes e sistema de governo e, comissão mista do orçamento de Congresso Nacional.

Na qualidade de Senador da República, também foi convidado para participar de importantes atribuições, havendo sido titular das seguintes comissões: permanente de assuntos sociais; mista de planos, orçamentos públicos e fiscalização; vice-presidente e depois, titular da comissão permanente de constituição, justiça e cidadania; suplente das comissões permanentes de assuntos econômicos e de educação, relator da comissão especial de reforma do regimento interno do Senado; vice-presidente na CPI dos Bancos e suplente na comissão mista especial criada para elaborar soluções legislativas para erradicar a pobreza, além de outras convocações a que esteve presente com reconhecido e dedicado desempenho.

Exerceu ainda, com raro brilhantismo os seguintes cargos públicos: Secretário de Saúde do Ceará; Secretário para Assuntos Municipais; Presidente do Conselho Nacional de secretários de Saúde dos Estados; Membro do Conselho de Administração da Associação das Pioneiras Sociais; Vice - Presidente do Instituto de Previdência do Congresso Nacional e Membro do Conselho de Previdência dos Congressistas.

Medalhas e condecorações: Comenda de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Governo da República Portuguesa); Encomienda Del Número de La Ordem de Isabel La Catolica (outorgada por Real resolução do Rey de Espanha 
JUAN CARLOS I).

Na trajetória vitoriosa da sua vida escreveu inúmeras obras, iniciando em 1973 com "Um Compromisso Interior", variando por temas diversos, mas, mantendo-se fiel à sua formação profissional com permanente preocupação com matérias vinculadas à saúde, com referência para: Saúde e Velhice; o SUS, o INAMPS e a Descentralização Administrativa da Saúde - Uma ameaça ao retrocesso; Um Médico vê o Homem; A Saúde da Comunidade; A Questão Educacional Brasileira; Gestão de Saúde Pública - Alguns Desafios Propostos pelo SUS; Desconcentração Administrativa - Ampliando a Autonomia das Unidades de Saúde da Rede Estadual - Atos da Secretaria de Saúde; Instruções para Programa de Investimentos da Área da Saúde e Doação de Órgãos.

No exercício da atividade parlamentar, integrou várias missões no exterior. Nos Estados Unidos visitou os serviços de saúde do Estado de New Hampshire; a convite do governo francês visitou o Centro de Transfusão Sangüínea de Montpellier; convidado pelo governo inglês, participou de contatos com titulares e representantes dos Serviços de Saúde, Parlamento Britânico e outros órgãos oficiais da Grã-Bretanha; integrou comitiva oficial em visita à Espanha, a convite do Presidente da República e fez parte de missão oficial de comitiva do Senado Federal que participou da 10ª Conferência de Presidentes de Parlamentos Democráticos Ibero-Americanos.

Professor Adjunto do Departamento de Saúde Comunitária do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará; Médico do INAMPS desde 1968; Membro titular da Academia Cearense de Letras, cadeira nr. 26, desde 1978, além de Ter emprestado seu empenho pessoal a entidades como Cruz Vermelha Brasileira, Instituto Tancredo Neves, Instituto do Câncer do Ceará e Instituto Teotônio Vilela.

Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial/FIEC, 2000.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP