[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

44º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Antônio Martins Filho

Nasceu no dia 22 de dezembro de 1904, na cidade do Crato/CE. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Piauí. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Ceará.

Dr. Honoris Causa por nove Universidades do Brasil, inclusive a Federal da Bahia.

Autor de aproximadamente 30 livros sobre Ciências Jurídicas, História, Educação, Literatura e Economia.

Detentor de mais de 100 placas de ouro e prata, concedidas por instituições Universitárias do Brasil e do Exterior.

Executou várias missões de natureza cultural, tendo sido inclusive Presidente do Comitê Latino-Americano de Avaliação de Bolsas De Estudo da OEA, como representante do Brasil.

Fundadou a Universidade Federal do Ceará - UFC, a Universidade Estadual do Ceará - UECE e a Universidade Regional do Cariri - URCA.

Membro do Conselho Federal de Educação, durante 13 anos, onde cooperou para a fundação de mais 20 universidades brasileiras.

Condecorações e medalhas: Grã-Cruz da Ordem do Mérito Nacional da República Federal da Alemanha; Ordem Nacional do Mérito da República da Itália, no grau de Comendador; Palmas Acadêmicas, do Governo da França; Placa de La Espanidad, concedida pela Instituição de Cultura Espânica, órgão oficial do Governo Espanhol; Ordem do Mérito Naval, no Grau de Comendador; Medalha do Pacificador; Medalha do Mérito Militar, no Grau de Comendador; Medalha de Prata Santos Dumont; Ordem Nacional do Mérito Educativo, nos Graus de Oficial Comendador e Grande Oficial; Medalha Pero Vaz de Caminha (Instituto Pero Vaz de Caminha de São Paulo), Medalha do Mérito Industrial/FIEC, 2000, entre outros.

Coordenadou os Programas Culturais da Casa José de Alencar. Exerceu a função de Reitor agregado à Universidade Federal do Ceará.

Faleceu no dia 20 de dezembro de 2002, dois dias antes de completar 98 anos.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP