[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

39º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Alexandre Figueira Rodrigues

Nasceu no dia 07 de julho de 1946,no município de Bom Jardim/RJ. Primeiro ex-aluno do SENAI que chegou ao cargo de Diretor-Geral da instituição.

A sua formação acadêmica inclui o Curso Técnico Têxtil do CETIQT, o de Engenharia Têxtil (UERJ/CETIQT), o de Pedagogia e o de pós-graduação da North Carolina State University (EUA).

No SENAI desde 1972, ingressou no Centro Tecnológico da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) como professor, tornando-se Diretor Administrativo do Centro no período de junho de 1978 a maio de 1983 e, logo depois, Diretor-Geral, de 10 de maio de 1983 até 24 de novembro de 1992, quando, assumiu o cargo de Diretor-Geral do Departamento Nacional do SENAI.

A sua larga experiência profissional inclui, além das atividades desenvolvidas no SENAI, uma série de consultorias técnicas a empresas como Sudantex do Brasil, Fiação Esperança, Fábrica Unidas de Rendas e Bordados, Malharia Avallon e Malharia Raylane, atuando na implantação dos setores de malharia e de controle de qualidade.

Na sua gestão no CETIQT - o maior centro de ensino têxtil da América Latina, realizou diversos trabalhos de longo alcance, destacando essa unidade como um centro de referência internacional.

Diretor - Geral do SENAI-DN, durante 08 anos, sua gestão foi marcada pelo processo de modernização da instituição, através de um amplo sistema de planejamento estratégico, que tem viabilizado a concretização de projetos pioneiros, como o Centro Internacional para a Educação, Trabalho e Transferência de Tecnologia (CIET), os Centros Nacionais de Tecnologia (CENATECS) e os Centros Modelo de Educação Profissional (CEMEPS), que, integrados, formam a Rede Nacional de Tecnologia do SENAI. Merecem ainda destaque os seguintes projetos: reformulação dos modelos de formação profissional; reconversão profissional para desempregados e certificação ocupacional; implantação da série ISSO 9000 NO Sistema e da ISSO 9001 no Departamento Nacional; implementação do Programa SENAI do Meio Ambiente, tendo como pilares a Política de Meio Ambiente e o Sistema ISSO 14.000; projeto e implantação do CTGás - 1º Centro de Tecnologia do Gás no País.

Na área internacional, através da Assessoria Nacional e Internacional de Cooperação celebrou convênios com países como a Alemanha, Japão, Canadá, Inglaterra, França, dentre outros, possibilitando o acompanhamento e monitoramento da evolução mundial nos campos de educação, trabalho e tecnologia, ensejando a melhor inserção do país num contexto de globalização mundial.

Esse intercâmbio contribuiu para assegurar ao Brasil o terceiro lugar no 33º Torneio Internacional de Formação Profissional, realizado em 1995, em Lyon, na França.

Consultor Geral do Conselho Nacional do SENAI, responsável pela Coordenação Executiva do grupo executivo para implantação da INFOVIA - CNI.

Dos projetos destinados a modernização do SENAI - Ceará que contaram com seu apoio, merecem destaque especial: implantação do Núcleo de Informação e Documentação - NID, Laboratório de Eletroeletrônica, Núcleo de Automação na área de Calçados e Confecções, Laboratório de Automação Industrial, Reestruturação do CERTREM e a ampliação e modernização das unidades móveis do Centro Móvel de Treinamento "prof. Alexandre Figueira Rodrigues", localizado no distrito industrial de Maracanaú.

Dentre as condecorações recebidas destaca-se a Medalha Pedro Ernesto, em 1993, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e a Medalha do Mérito Industrial/FIEC,1997.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP