[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

38º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Alberto Targino

Nasceu no dia 24 de janeiro de 1912, em Fortaleza/CE. Casado com Laís Sidrim Targino.

Aos 14 anos foi para a cidade de Aquiraz, onde iniciou sua vida profissional, numa mercearia, que logo se transformaria em loja de tecidos, secos e molhados.

Paralelamente passou a gerir o Sítio Colégio, assim chamado pela presença das ruínas do antigo colégio dos Jesuítas, do século XVII, local em que nasceu a fábrica de rapadura, açúcar e cachaça.

Órfão de mãe aos 8 anos, em 1933 aos 21 anos, perde seu pai. Mesmo sendo um dos mais novos, passou a ser o chefe da família e o gerente dos negócios, recebendo desde então, a colaboração estreita da irmã Luísa e a confiança de seus 8 irmãos.

Daí em diante a cachaça passou a ser a principal atividade dos herdeiros de Tibúrcio Targino. Em 1935 registrou a marca Colonial, para a cachaça que era comercializada simplesmente como "A cachaça do Sr. Tibúrcio".

No início da década de 1940, um grande passo foi dado, quando adquiriu um conjunto de moendas no Maranhão, motivo pelo qual, pela primeira vez, dobrou a sua produção. Daí em diante, criava-se um movimento crescente dos negócios. E, 1958, montava mais uma fábrica em Maranguape e abria uma unidade de engarrafamento em Fortaleza.

Em 1968, constituiu e associou seus filhos a empresa A. Targino & Filhos Ltda. A matriz, sediada em Fortaleza, funciona a unidade engarrafadora, e filiais em Aquiraz e Maranguape as unidades produtoras. Dotada de equipamento automatizado, com capacidade de até 60.000 caixas/mês, frota própria de 70 veículos, com área total de 3.200 hectares, sendo 550 empregos diretos, dos quais 70% estão no campo.

Paralelo à indústria, desempenhou atividade no setor imobiliário, em loteamento e construção, e uma nascente indústria hoteleira.

Na via pública foi vereador na década de 30, e, por três vezes, prefeito municipal, eleito em 1950, 1958 e 1966, de sua terra de adoção, Aquiraz.

Rotariano, classificação aguardente fabricação, atualmente sócio veterano a mais de 40 anos.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP