[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

36º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

José Flávio Costa Lima

Nasceu no dia 16 de julho de 1921,na cidade de Aracati/CE, faleceu em 26 de novembro de 2006. Filho do empresário Alexandre Matos Costa Lima e de D. Egisa Leite Costa Lima, casado com a Sra. Hebe Arruda Costa Lima e teve os filhos: Alexandre, Urbano, Artur e Valéria.

Descendente de tradicional família de industriais e comerciantes exportadores, cuja firma Costa Lima Myrtil, liderava o comércio da zona Jaguaribana.

Quinto Presidente da FIEC e dos Conselhos Regionais do SESI/CE e SENAI/CE e Diretor Regional do SESI/CE e do Instituto Euvaldo Lodi, núcleo do Ceará, no período de 1977 a 1986.

Bacharel em Direito pela faculdade do Largo de São Francisco, de São Paulo em 1944, ao regressar à Fortaleza integrou-se na classe empresarial como 1º Secretário da Associação Comercial e o Presidente do Centro dos Exportadores, em 1955/1956.

Ingressou na política partidária decidido a lutar por soluções para a problemática cearense e regional sendo eleito Deputado Federal de 1958 a 1967. No Congresso Nacional, participou da Comissão de Economia, sendo o relator de projetos de implantação da indústria automobilística da SUDENE e da CHESF, dentre outros. Foi Secretário da Indústria e Comércio de 1975 a 1978. Eleito Presidente da FIEC em mandatos consecutivos de 1977 a 1986, intensificou as atividades e o surgimento de novos Sindicatos, destacando-se nas realizações de sua administração:

A construção do Centro Integrado SESI/SENAI "Alexandre Costa Lima" em Parangaba, a instalação do Centro de Formação Profissional Delmiro Gouveia, no Crato, e a Construção do Edifício Casa da Indústria, sede do SFIEC em Fortaleza; ampliou os Centros de Atendimento do SESI e do SENAI em Sobral e Juazeiro do Norte. Instalou em 1980 o Centro Regional de Treinamento em Moagem e Panificação - CERTREM - do SENAI/CE; publicou em 1999 o livro intitulado "Revolução por Consentimento", editado pela UFC; Exerce os cargos de Delegado Representante Suplente junto à CNI e é membro do Conselho Estratégico da FIEC.

Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial/FIEC,1996.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP