[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

35º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Jaime Machado da Ponte

Nasceu no dia 19 de julho de 1920, na cidade de Crateús/ CE.
Casado com Maria Celsina Barreira Machado, com quem teve os filhos: Assis Machado Neto, Jaime Machado Filho, Eduardo Barreira Machado e Vera Machado de Sá.

Sua educação formal foi em Fortaleza, onde cursou o colegial no Colégio Militar, bacharelando-se em odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará.

Desde cedo, decidiu-se pela vida empresarial, associando-se às empresas da família: P. Machado e Cia, fundando posteriormente, a Casa Machado S/A e a Construtora Mota Machado de que era acionista e ainda a Cia Ceará Têxtil, da qual foi Diretor Presidente.

Empresário meticuloso e perspicaz, marcou sua liderança nos setores das indústrias da extração de óleos vegetais e da fiação e tecelagem, no comércio exportador e à frente da organização de suas empresas.

Na atuação classista assumiu destacada liderança como Presidente da Associação Comercial do Ceará por duas vezes consecutivas, de 1961 a 1964 e do Centro dos Exportadores.

Foi presidente do Ideal Clube e do Rotary Clube de Fortaleza.

De 1964 a 1970, na presidência do Dr. Thomás Pompeu de Souza Brasil Netto, foi membro do Conselho Fiscal e Delegado Representante da FIEC junto à Confederação Nacional da Indústria.

De 1977 a 1986, na gestão do presidente José Flávio Costa Lima, exerceu o cargo de Diretor - 1º Tesoureiro.

De 1986 a 1992, na gestão do presidente Luiz Esteves Neto, foi vice-presidente e membro dos Conselhos Regionais do SENAI-CE e SESI-CE, neste, ultimamente, como delegado do Governo do Estado do Ceará.

No Conselho de Representantes da FIEC foi delegado do Sindicato da Indústria de Óleos Vegetais e do Sindicato de Fiação e tecelagem. Neste, exerceu cargos de vice-presidente e de conselheiro fiscal, nos triênios de 1980/83 e 1990/93.

O Sistema FIEC muito deve a esse benfeitor, destacando-se o trabalho que realizou presidindo a Comissão de Construção do edifício Casa da Indústria e as constantes gestões junto aos órgãos competentes em defesa dos legítimos interesses da indústria cearense.

Defendia e honrava esta Federação, a qual merecidamente, deu seu nome, em 25 de maio de 1992, à biblioteca instalada nesta casa. Posteriormente, no dia 2 de maio de 2000, através da Resolução n° 006/00, a biblioteca passou a integrar o Centro de Documentação, Informação e Pesquisa, perenizando assim a homenagem ao seu ex-diretor.

Faleceu no dia 9 de abril de 1995, em Fortaleza/CE.

Foi agraciado com a Medalha do Mérito Industrial (Post-Mortem), 1996.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP