[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

31º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Benedito Clayton Veras Alcântara

BENI VERAS, nasceu no dia 18 de agosto de 1935, na cidade de Crateús/CE. Casado com Vanda de Sousa Alcântara.

Concluiu o curso primário no Grupo Escolar de Crateús. Transferindo-se à Fortaleza, cursou 1º e 2º graus no Colégio Estadual Liceu do Ceará.

Nessa época, já dava mostras de uma vida politicamente dinâmica, quando presidiu o II, III e IV Congressos de Estudantes do Estado do Ceará, entre 1953 e 1955; foi Secretário Geral da União Brasileira dos Estudantes Secundários, de 1957 a 1958, além de Diretor do Centro Liceu de Educação e Cultura - CLEC, Diretor do Grêmio José de Alencar e Diretor do Centro Estudantil Cearense.

A nível universitário, formou-se em Administração de Empresas, na Escola de Administração do Ceará. Nessa época chegou a assumir a Vice-Presidência do Diretório Acadêmico Juscelino Kubitschek, de 1964 a 1965. Fez ainda Curso de Extensão na Universidade de Harvard, EUA.

Foi vendedor dos laboratórios Anakol e Fontoura With S/A e do Run Bacardi; Gerente de Vendas da Casa Inglesa, no Ceará (Organização James Frederick Clark); Gerente Geral e Diretor Comercial da Saronord S/A - Roupas do Nordeste, de 1968 a 1971; Assistente da Presidência e Diretor Industrial da Guararapes, de 1972 a 1973; Vice-Presidente das Indústrias Guararapes, de 74 a 87; Diretor-Presidente da Confex-Confecções Masculinas S/A; Diretor da Lumes Têxtil; Professor da Universidade do Ceará e da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Sempre se destacou nas atividades de classe e na vida política: nos anos de 1976 e 1977 assumiu a Presidência do centro Industrial do Ceará - CIC; foi Presidente do Comitê Suprapartidário Pró-Tancredo Neves; Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, de 19 87 a 1988; Assessor Especial do Governo do Estado do Ceará, entre 1987 e 1990. Foi eleito Senador para o período de 1991 a 1998. No Senado Federal desempenhou diversas funções, como Membro Titular das Comissões de Assuntos Sociais e de Economia; Presidente da Comissão de Assuntos Sociais; Titular da Comissão de Economia; Suplente da Mesa Diretora, da Comissão de Educação e da Comissão de Infra-Estrutura. No Congresso Nacional foi relator da Comissão Mista para Modernização do DNOCS; Relator da Comissão Especial Mista para estudar o Problemas do desequilíbrio Econômico Inter-Regional Brasileiro; Membro Suplente, depois titular, da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; Membro Titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; Presidente regional do PSDB-CE.

Como Senador participou de várias missões no exterior: Representante do Senado federal em Missão Oficial da Delegação Brasileira à Conferência Internacional do Trabalho - OIT, em Genebra, em 1993; participação na Missão Brasileira no Seminário sobre Irrigação, Política de Águas e Implicações Legais, na sede do Banco Mundial, em Washington e visita ao Estado do Colorado, EUA, a convite do Ministério da Irrigação Regional, em 1993. Eleito vice-governador do Estado do Ceará (1999-2002).

Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial/FIEC, 1994.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP