[Agraciados] Troféu Cidadania

Airton Vidal Queiroz

Nasceu no dia 14 de agosto de 1946, em Fortaleza/CE, filho de Edson Queiroz e de Yolanda Vidal Queiroz. Casado com d. Celina Leal Queiroz, o industrial e Chanceler Airton Queiroz é pai de Patrícia e Edson.

O empresário Airton José Vidal Queiroz fez o curso primário no Colégio Christus, e o secundário no Colégio Cearense Sagrado Coração, ambos sediados em nossa capital, seguindo para São Paulo, onde se matriculou no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Mackenzie. Cumprida uma parte do currículo, retornou à sua terra, completando sua formação superior no Curso de Economia da Universidade Federal do Ceará.

Testemunhando, acompanhando e vivendo toda a história de como se foram edificando e se expandindo os domínios econômicos do fabuloso cearense Edson Queiroz, Airton José Vidal Queiroz sofreu, sim, um grande abalo ao perder a convivência física do inolvidável capitão de indústria, capaz das maiores realizações e de conquistas tidas por impossíveis. Mas, devidamente preparado para os empreendimentos de proporções regionais e nacionais; assumiu um dos postos mais importantes do Império construído pelo seu genitor, e mantém-se firme na multiplicação do formidável legado.

Economista por formação superior e homem de empresa por desígnio e vocação, Airton Queiroz passou a dedicar o melhor do seu esforço e da sua inteligência à expansão do Grupo Edson Queiroz, louvável ambição que enaltece a sua própria terra, numa demonstração de que, havendo talento, arrojo e disposição de trabalho, nenhuma conquista poderá ser considerada impossível. Exemplo, de bandeirantismo em pleno século XX, o industrial Airton Queiroz se impõe como uma das forças mais vivas do Ceará, do Nordeste e do Brasil, contribuindo decisivamente para colocar o seu Estado entre as unidades economicamente mais fortes do território nacional.

Suas atividades empresariais se estendem a todas as unidades do Grupo Edson Queiroz, desempenhando suas funções com extraordinária dedicação, a que se acrescenta uma largueza de perspectivas fora do comum.

Com essa visão ocupa os seguintes cargos: Membro do Conselho Administrativo de Queiroz Comércio e Participações, Diretor Vice-Presidente de Norte Gás Butano Distribuidora Ltda. Diretor Vice-Presidente da Tecnomecânica Esmaltec Ltda. Diretor Vice-Presidente da Paragás Distribuidora Ltda. Diretor Vice-Presidente da Editora Verdes Mares Ltda, Membro do Conselho Administrativo da Serra Negra Agropecuária S.A., Diretor Vice-Presidente da Butano Agropecuária Ltda, Membro do Conselho Administrativo da Juá Agropecuária Ltda. Diretor Vice-Presidente da Sociedade Butano Ltda, Diretor Vice-Presidente da Cascaju-Cascavel Castanhas de Caju Ltda, Diretor Vice-Presidente da Fazenda Teotônio Agropecuária Ltda., Membro do Conselho Administrativo de Entre Rios Agroindústria S.A., Diretor Vice-Presidente da Indaiá Brasil Águas Minerais Ltda. Diretor Presidente do Conselho Administrativo da Companhia Investimento do Pará; Membro do Conselho Administrativo do Mervin Agroindústria S.A., Diretor Vice-Presidente da Midol-Mineração Dolomita Ltda., Diretor Presidente da Esperança Florestal Ltda.

Presidente da Fundação Edson Queiroz e Chanceler da Universidade de Fortaleza, o empresário Airton Queiroz é membro honorário da Academia Cearense de Letras, tendo pertencido ao Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão-ABERT, havendo ocupado a função de Diretor Vice-Presidente do Centro Industrial do Ceará e de Diretor Secretário do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará.

Como integrante de comitivas presidenciais, participou da visita oficial do Presidente João Baptista Figueiredo ao Japão, em 1984, bem como da comitiva empresarial que esteve na China no mesmo ano.

Recebeu o Troféu Cidadania na qualidade de presidente da Fundação Edson Queiroz, em 2006.

DISCURSO

Troféu FIEC - Cidadania 2006
18 de dezembro de 2006

Ilustríssimo Senhor Roberto Macedo, presidente da FIEC, em nome de quem saúdo os demais componentes da Mesa, Ilustríssimas Senhoras, Ilustríssimos Senhores.

Integrar a galeria dos agraciados com o Troféu Cidadania é deferência que exige de quem o recebe, muito mais que apenas sentir-se honrado; exige contínua responsabilidade com o objeto que motivou a distinção, uma vez que a instituição outorgante deste mérito -a FIEC, é a mais legítima representante da classe industrial no Estado, de cujo reconhecimento de ações solidárias de cidadania ressalta, ainda mais, a expectativa depositada na homenageada. Some-se a isso a reconhecida seriedade daqueles que a antecederam, nessa comenda, o que lhe resulta mais envolvimento social.

Por outro lado, dar feição à Fundação Edson Queiroz exige de nós, que a fazemos, a constante preocupação com a pertinência entre as ações desenvolvidas e o objetivo que motivou sua criação, em 1971, qual seja: “criar e contribuir efetivamente para o desenvolvimento do Ceará e da região Nordeste, por meio da educação e da promoção de diversas iniciativas de caráter social. ” Enfatize-se, também, a indiscutível parceria da Universidade de Fortaleza, sob o comando de professores, alunos e das próprias comunidades assistidas, o que permite estender o real conceito de responsabilidade social.

À visão holística da Fundação não escapou a necessidade de suprir a dignidade do homem nas suas carências mais imediatas. Surgem daí os vários núcleos de assistência à comunidade, que viabilizam o atendimento na área da educação infantil, que propicia a 550 crianças da Comunidade do Dendê, além da educação formal, atividades que envolvem informática, artes plásticas e dança.

O Centro de Formação Profissional do Dendê habilita os moradores, por meio de atividades que geram emprego e renda, permitindo-lhes retorno imediato, advindo das técnicas adquiridas nos vários cursos ofertados.

O projeto do Dendê nasceu da filosofia de que a melhor forma de se conceber o crescimento de uma comunidade é capacitando-a a ser auto-sustentável. Surge daí um sistema cooperativo entre membros da comunidade, que conta com investimentos da Fundação, o que os beneficia com receita advinda da venda de diversos produtos, resultantes de cursos e treinamentos ministrados.

O Núcleo de Atenção Médica Integrada -NAMI, referência no Ceará, presta serviços primários e secundários de saúde à população carente, que se estendem das consultas médicas aos atendimentos psicológicos. Nos 100 consultórios da Clínica Odontológica são ofertados serviços das diversas áreas da saúde bucal.

A Fundação Edson Queiroz em parceria com o Instituto do Rim ajuda aos portadores de deficiência renal a vencer os obstáculos impostos por sua limitação, ao levar-lhes a sala de aula para a clínica de tratamento, permitindo-lhes, com isso, a continuidade dos estudos.

O Projeto Jovem Cidadão, um programa de voluntariado, com a participação de 100 alunos da UNIFOR, assiste crianças e adultos em casas de saúde e centro de reabilitação, conveniados com o Instituto Dr. José Frota, o Hospital Albert Sabin e o Hospital de Messejana.

O Projeto Cidadania Ativa, com o apoio do Escritório de Prática Jurídica, leva à comunidade lições de direitos básicos e de cidadania, que se estendem à população carcerária. As artes, nas suas diversas manifestações, o esporte e o lazer permeiam os demais projetos da Fundação Edson Queiroz. Camerata,Coral, Companhia de Dança, Grupo Mirante de Teatro contribuem para formação de platéias, por meio de espetáculos cênicos, de festivais, de exposições de artes plásticas, e de projetos de arte-educação, destinados prioritariamente a crianças e adolescentes da rede pública.

O meio ambiente preservado tem dignos representantes no campus da Universidade de Fortaleza, que serve de modelo de área de preservação ambiental. Um baobá e um pau-brasil que presenciaram a criação da Fundação Edson Queiroz exibem-se aos mais de 25 mil usuários do campus e servem de ponto de encontro à variada fauna que coabita numa exuberante área verde, que abriga grande variedade de árvores, plantas e flores tropicais. É a responsabilidade de hoje garantindo o verde do amanhã.

Por fim, em nome dos que fazem a Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza, agradeço a distinção com o Troféu Cidadania 2006, ao tempo em que desejo que outras instituições envolvam-se com ações cidadãs que permitam ao homem nordestino orgulhar-se do solo natal.

Muito Obrigado.

Airton Queiroz
Presidente da FEQ

* Transcrito do original

RESOLUÇÃO


FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ - FIEC

Resolução N.º 14/2006

     A DIRETORIA EXECUTIVA da FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ - FIEC, na conformidade da Resolução nº 12/2000, de 28/12/2000, que instituiu o TROFÉU CIDADANIA, e, no uso de suas atribuições estatutárias,

     CONSIDERANDO o extraordinário trabalho que a Fundação Edson Queiroz vem desenvolvendo, no exercício solidário da cidadania, em parceria com a sociedade, como lídimo agente da responsabilidade social.

     R E S O L V E:

  1. Outorgar, de acordo com a decisão tomada em Reunião da Diretoria Executiva desta Federação, acontecida no dia 23 de novembro de 2006, o TROFÉU CIDADANIA 2006;
  2. Aprovar que a entrega do TROFÉU CIDADANIA 2006 seja feita à FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ;
  3. Designar o dia 18 de dezembro do corrente ano para a entrega do referido TROFÉU.
  4. A presente Resolução entrará em vigor na data da sua assinatura.

    

Sala das Reuniões

Fortaleza, 13 de dezembro de 2006

Roberto Proença de Macêdo
Presidente

Ivan Rodrigues Bezerra
1º Vice-Presidente

Affonso Taboza Pereira
Diretor Administrativo

José Moreira Sobrinho
Diretor Administrativo Adjunto


Álvaro de Castro C. Neto
Diretor Financeiro

Carlos Braide N. da Gama
Diretor Financeiro Adjunto

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP