[Agraciados] Troféu Cidadania

René Teixeira Barreira

O Prof. René Teixeira Barreira, 59 anos, cearense de Jaguaribe, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Sociologia Política pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e especialista em Gestão de Universidades pela Organização Universitária Interamericana, em São Paulo e no Canadá.

É professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Humanidades. Ocupou a Pró-Reitoria de Extensão da UFC, no período de 1995/1999, a Vice-Reitoria, de 1999/2004 e a Reitoria, a partir do dia 17 de junho de 2004.

Ex-militante do movimento estudantil, Barreira presidiu a União Cearense dos Estudantes Secundários (UCES) e a União Estadual dos Estudantes (UEE). Ingressou na Universidade Federal do Ceará em 1965, como aluno da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Ex-militante da Juventude Estudantil Católica (IEC) e da Ação Popular (AP), chegou a ser preso pelo regime militar. Aprovado em concurso para professor da UFC, em 1973, só assumiu a cadeira em 1977, devido a perseguições políticas. Foi diretor do Centro de Humanidades da UFC, nos períodos de 1983/1987 e 1991/1995, quando foram implantados os programas de pós-graduação.

Incentivou a qualificação docente e manteve diálogo constante com os servidores, estudantes e professores do Centro. Ocupou a Pró-Reitoria de Extensão da UFC, no período de 1995/1999, quando foram criados novos núcleos e projetos.

Recebeu o Troféu Cidadania na qualidade de principal dirigente da Universidade Federal do Ceará, em 2004.

DISCURSO

Troféu FIEC - Cidadania 2004
15 de dezembro de 2004

Senhor presidente da FIEC, meu caro amigo Jorge Parente; senhor secretário de Ciência e Tecnologia, aqui representando o nosso governador Lúcio Alcântara, meu caro amigo Hélio Barros; meu caro ex-reitor, Paulo Elpídio de Menezes Neto, na pessoa de quem saúdo todos os ex-reitores da nossa universidade; senhoras empresárias; senhores empresários; demais dirigentes da FIEC; minhas senhoras, meus senhores e colegas da Universidade Federal do Ceará, inclusive da nossa equipe se encontram aqui e eu os saúdo na pessoa do nosso vice-reitor, Ícaro de Sousa Moreira.

Em nome da comunidade universitária, que represento, isto é, dos docentes; servidores e estudantes da nossa universidade. Mas em nome também de todas aquelas e todos aqueles que fizeram história na universidade, eu quero agradecer a FIEC por esta homenagem tão significativa que nos é prestada nesta noite com este chamado Troféu da Cidadania.

Como foi aqui muito bem ressaltado, portanto, pela cerimonialista, quanto pelo Jorge, a Universidade Federal do Ceará ao longo dessas cinco décadas, tem sido uma instituição extremamente estratégica para o desenvolvimento econômico-social sustentável e includente do nosso Estado. Nós estamos vivendo um ano emblemático. São 50 anos de criação da nossa universidade; é também o centenário de nascimento do nosso reitor-fundador, o saudoso Antonio Martins Filho; é também o ano dos 25 anos da anistia no Brasil.

Enfim nós temos recebido várias homenagens à nossa instituição: da Câmara Municipal; da Assembléia Legislativa; da Câmara dos Deputados; da UNIFOR, ontem à noite; da Academia Cearense de letras; do Instituto Histórico. Mas esta homenagem ela é também extremamente significativa para nós, porque as nossas missões institucionais da Universidade Federal do Ceará, elas são extremamente convergentes. Embora desempenhando, assim, papéis aparentemente distintos, tanto a Universidade Federal do Ceará, quanto a FIEC, tem um objetivo extremamente convergente-comum, qual seja a contribuição no processo de desenvolvimento econômico-social do nosso Estado.

No Troféu Cidadania, reflete muito a nossa preocupação com a questão da cidadania, não apenas do ponto de vista da nossa responsabilidade de formamos, não apenas profissionais competentes, mas também profissionais que sejam éticos, que sejam verdadeiros cidadãos. Mas a universidade, também deve ter um compromisso com cidadania, não apenas entre (...), mas de contribuir para a construção, em nosso meio, de uma sociedade mais fraterna, mais justa e cidadã.

E nós percebemos, não apenas na missão institucional da FIEC, mas na sua ação, esses mesmos valores, esses mesmos princípios, essas mesmas preocupações. Então, tem sido excelente a nossa relação imperinstitucional. E eu aqui destaco, mesmo antes da FIEC, o trabalho do CIC; inclusive quando o Jorge Parente dirigiu o CIC, essa entidade hoje tão bem dirigida pelo Alexandre Pereira, aqui presente, que eu também saúdo, teve uma iniciativa de realizar amplo processo de discussão sobre a universidade que o Ceará estava necessitando. Então, nós tivemos a oportunidade de participar, naquele momento, de intensas discussões também do mesmo modo – então, Lima Matos aqui. Então sempre houve essa identificação de valores, de princípios de certo interesse. E agora, vejam bem, no momento em que a universidade Federal do Ceará recebe o Troféu Cidadania, se por um lado lhe presta a homenagem, nos é extremamente gratificante; por outro lado, ela aumenta enormemente a nossa responsabilidade, enquanto dirigentes da Universidade Federal do Ceará na busca da cidadania.

Mas antes de encerrar, eu desejo lembrar que amanhã é exatamente a data do centenário de criação da nossa universidade. Nós vamos realizar uma grande solenidade na Concha Acústica, durante a qual nós vamos homenagear instituições, entidades e personalidades, que ao longo desses 50 anos tiveram ou têm importante papel na criação, na consolidação, na expansão e na isenção social da nossa universidade. Dentre as entidades, o nosso Conselho Universitário, aprovou por unanimidade a concessão da Medalha Reitor Martins Filho - cinqüentenário da UFC, à FIEC (Aplausos). Então eu anuncio e convido todas as senhoras e todos os senhores aqui presentes, para esta solenidade de amanhã, no dia 21. Também vai acontecer um baile com o qual nós temos a intenção de realizar uma grande confraternização envolvendo todas as gerações que já passaram pela universidade, e a nossa. E no dia 22, que é a data do centenário de nascimento do “reitor dos reitores”, do “semeador de universidades”, do nosso Dr. Martins, nós vamos ter, durante todo o dia 22, uma intensa programação, às 10 horas da manhã, no Salão Nobre da nossa Reitoria, uma celebração eucarística; logo após, nós vamos inaugurar uma estátua de corpo inteiro, da altura do Dr. Martins, numa grande homenagem da comunidade universitária, a ele; às 20 horas uma solenidade no auditório da nossa Reitoria, seguida do lançamento de quatro importantes livros: primeiro deles, “Uma história, uma universidade para o Ceará”, de 1949, de autoria do Dr. Martins, será uma edição faxsilimar; depois, depoimentos para a história da nossa universidade, a partir de três longas entrevistas do Martins; um livro organizado pelo nosso ex-reitor, pelo nosso ex-reitor Paulo Elpídio, que reuniu depoimentos de cerca de umas 35 personalidades, sobre o Dr. Martins Filho; e um último livro do Murilo Martins, que também aqui se encontra, nosso ex-vice-reitor, filho do Dr. Martins Filho, e que retrata o Dr. Martins Filho rotariano.

Bom! Mas eu não queria encerrar estas minhas breves palavras sem deixar de destacar a atuação e liderança do Jorge Parente. Jorge não tem sido apenas um líder do segmento empresarial, o Jorge tem assumido e exercido liderança do ponto de vista da cidadania no nosso “Feto-Estado” (sic).

Então eu queria aqui, com esse depoimento, lembrar que tem sido muito importante o fortalecimento da relação entre a Universidade Federal do Ceará e a FIEC. Trabalho que ele tem desenvolvido, não apenas do ponto de vista do segmento empresarial, mas enquanto um cidadão preocupado com o desenvolvimento do nosso Estado, da nossa região, do país.

E lembrar, para encerrar, que tanto a Universidade Federal do Ceará quanto a FIEC, são de um lado a nossa instituição; de outro lado, uma entidade que tem procurado cumprir sua missão, seu papel, compartilhando valores tais como a FIEC, a todos os sindicatos afiliados a FIEC, por esta homenagem, que é extremamente significativa para todos nós que fazemos a Universidade Federal do Ceará.

Vamos nos reencontrar amanhã à noite na nossa Concha Acústica, no dia 21 neste baile; no dia 22 no centenário do Dr. Martins Filho. E, por fim, desejar a todas e a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de plenas realizações “prá” cada um de nós, “prá” todos os nossos familiares. Mas também para o nosso Estado do Ceará.

Muito obrigado.

* Transcrito do original

RESOLUÇÃO

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ - FIEC

Resolução N.º 010/2004

     A DIRETORIA EXECUTIVA da FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ - FIEC, na conformidade da Resolução nº12/2000, de 28/12/2000, que instituiu o TROFÉU CIDADANIA, para outorga anual,

     CONSIDERANDO o papel da Universidade Federal do Ceará na formação de recursos humanos que alavancaram o desenvolvimento do Estado;

     CONSIDERANDO a ocorrência, no ano em curso, do 50º aniversário de fundação da Universidade Federal do Ceará - UFC e a posição de destaque alcançada por essa Entidade no cenário acadêmico do País,

     R E S O L V E:

      1. Outorgar, de acordo com decisão tomada em Reunião da Diretoria Executiva desta Federação, acontecida no dia 03 de novembro de 2004, o TROFÉU CIDADANIA à Universidade Federal do Ceará - UFC.

      2. Aprovar que a entrega do TROFÉU CIDADANIA seja feita ao Reitor René Teixeira Barreira, na qualidade de principal dirigente daquela Instituição.

     

Sala das Sessões da Diretoria da FIEC

Fortaleza, 13 de dezembro de 2004

Jorge Parente Frota Júnior
Presidente

Ivan Rodrigues Bezerra
1º Vice-Presidente

Hermano Franck Júnior
Diretor Administrativo

Álvaro De Castro Correia Neto
Diretor Financeiro

José Moreira Sobrinho
Diretor Administrativo Adjunto

José Fernando C. Branco Ponte
Diretor Financeiro Adjunto

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP