[Agraciados] Troféu Cidadania

Benedito Clayton Veras Alcântara (Beni Veras)

Beni Veras chega ao cargo de Governador do Estado do Ceará após ocupar cargos da mais alta importância na comunidade empresarial cearense e na política local e nacional. Foi o primeiro Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), a partir de 1978, quando os chamados "jovens empresários" assumiram o controle político e administrativo daquela entidade. Foi Assessor Especial do Governador Tasso Jereissati (1987-1991), Senador da República (no mandato de 1991-1999), Ministro do Planejamento no Governo Itamar Franco à época da formulação do Plano Real e Vice-Governador do Estado do Ceará.

Nascido em 1935, cearense de Crateús, o Governador Beni Veras estudou no Liceu do Ceará, onde foi líder do movimento estudantil na década de 50. Foi vendedor viajante no interior do Estado e trabalhou no comércio. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará em 1967. Ainda na Faculdade, associou-se com comerciantes cearenses e tornou-se industrial, participando da montagem e chegando a ser um dos principais executivos de uma das empresas cearenses da área de confecção mais bem-sucedidas em sua época, a extinta Saronord, que chegou a se situar entre as maiores empresas do País no setor têxtil.

Após deixar a Saronord, ingressou na Confecções Guararapes, na época a maior indústria brasileira do setor, passando a residir em São Paulo. Em pouco tempo, tornou-se Vice-Presidente da Guararapes e convenceu a direção da empresa a investir no Ceará. Dirigiu a construção e a criação de todo o parque industrial da Guararapes no Estado, com a montagem de três fábricas, gerando mais de 3.000 empregos diretos.

No final da década de 70, Beni Veras assumiu a presidência da primeira diretoria do Centro Industrial do Ceará (CIC), então o braço político da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). Da prática de discussão e diálogo com as várias linhas do pensamento político e social, levada a cabo no CIC, forjou-se a visão de que era possível fazer nascer um novo Ceará pela mudança nas práticas de gestão então aplicadas no Governo do Estado, por meio da adoção de dois pilares: 1) ênfase na postura ética; e 2) racionalidade na administração pública.

Acreditando nesse projeto, a sociedade cearense elegeu o então jovem empresário Tasso Jereissati para o Governo do Estado, pela primeira vez, em 1986. O chamado "Projeto das Mudanças", surgido a partir do Movimento do CIC, ganhou a confiança do povo cearense que garantiu a sua continuidade ao longo de quatro mandatos consecutivos frente ao Governo do Estado do Ceará.

Desde que assumiu o mandato de Senador da República (1991), Beni Veras abandonou suas atividades empresariais, passando a gestão de sua empresa para familiares e executivos

• INFORMAÇÕES ADICIONAIS
  - Beni Veras nasceu em Crateús, Ceará, no dia 18 de agosto de 1935.

• FORMAÇÃO ACADÊMICA
  - Graduado em Administração com especialização em Marketing pela Escola de Administração do Ceará, 1964/67;
  - Diplomado pela Universidade de Harvard-EUA, em Problemas de Desenvolvimento Econômico, 1966.

• PRINCIPAIS ATIVIDADES PÚBLICAS
  - Presidente do Centro Industrial do Ceará (1978-1980);
  - Presidente do Comitê Suprapartidário Pró-Tancredo Neves;
  - Vice-Presidente de Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC);
  - Assessor Especial do Governador do Estado do Ceará (1987/1990);
  - Senador da República eleito para o período 1991/99;
  - Foi Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República no período 03/03/1994 a 01.01.1995, na gestão do Presidente Itamar Franco;
  - Foi Representante do Senado Federal em missão oficial da Delegação Brasileira à Conferência Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.
  - É autor de diversos trabalhos, artigos e livros, dentre os quais "Desequilíbrio Econômico Inter-Regional Brasileiro", Comissão Especial Mista do Senado Federal, 1993.

DISCURSO

Senhor Jorge Parente, Presidente da FIEC; Antônio Cambraia, Secretário de Turismo e Deputado Federal; Ivan Bezerra, Vice-presidente da FIEC; Roberto Cláudio, Reitor da Universidade Federal do Ceará; Ariosto Holanda, Deputado Federal; João Alves de Melo, representante da PMF; Régis Dias, José Ramos Torres de Melo; Alaíde Catunda, representante da presidência da FACIC.

É com alegria e emoção que recebo o Troféu Cidadania, agradeço pela homenagem feita por essa grande parceira que é a Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Na oportunidade, não poderia deixar de expressar meu reconhecimento à ação da FIEC e à liderança do seu Presidente Jorge Parente, atuando em prol do sucesso das iniciativas de interesse do Estado, colaborando para que hoje vivamos num Ceará melhor.

Cabe destacar que essas ações não se restringem ao desenvolvimento econômico, chegando também à área social e é prova a sua participação no Restaurante Popular. Que a concessão desse prêmio possa chamar a atenção de toda sociedade cearense a cerca da importância de construir um Ceará muito mais cidadão, a tarefa é árdua e complexa e só poderemos vencê-la com a rapidez necessária trabalhando em parceria, juntos sociedade civil, setor privado e setor público poderemos fazer mais pelos que mais precisam e edificar um Ceará mais próspero e mais justo.

Muito obrigado.

Governador Beni Veras
16/12/2002

* Transcrito do original

RESOLUÇÃO

Resolução N.º 012/2002

     A DIRETORIA da FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ - FIEC, no uso das suas atribuições estatutárias,

     CONSIDERANDO a instituição do TROFÉU CIDADANIA, para outorga anual, a entidade ou pessoa física que tenha se destacado, a critério da FIEC, na defesa e exercício da Cidadania, na conformidade da Resolução nº 012/2000, de 28 de agosto de 2000,

     R E S O L V E:

     a) Conceder o referido troféu ao Governador do Estado do Ceará, Doutor BENEDITO CLAYTON VERAS, em reconhecimento às ações empreendidas do seu Governo, na área social, em valorização da cidadania, notadamente com a recente implementação, no centro de nossa cidade, do Projeto Restaurante Popular - Mesa do Povo, de sua concepção, com perspectiva de estendê-lo a outros locais da Capital.

     b) Determinar que a outorga aconteça, ainda neste ano, em local e data a serem acertadas entre o Presidente e o homenageado.

Esta RESOLUÇÃO entrará em vigor a partir desta data.

Fortaleza, 11 de novembro de 2002

Jorge Parente Frota Júnior
Presidente

Ivan Rodriges Bezerra
1º Vice-Presidente

Hermano Franck Júnior
Diretor Administrativo

Álvaro de Castro C. Neto
Diretor Financeiro

José Moreira Sobrinho
Diretor Administrativo Adjunto

José Fernando C. Branco Ponte
Diretor Financeiro Adjunto

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP