Quinto Presidente da FIEC e dos Conselhos Regionais do SESI-Ce e SENAI-Ce e Diretor Regional do SESI/Ce e do Instituto Euvaldo Lodi, núcleo do Ceará, no período de 1977 a 1986.
Nascido em Aracati, em 16 de julho de 1921, faleceu em 29 de novembro de 2006. Descende de tradicional família de industriais e comerciantes exportadores, cuja firma Costa Lima Myrtil, liderava o comércio da zona Jaguaribana.
Filho do empresário Alexandre Matos Costa Lima e de D. Egisa Leite Costa Lima, é casado com a Sra. Hebe Arruda Costa Lima e têm os filhos: Alexandre, Urbano, Artur e Valéria.
Bacharel em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, de São Paulo em 1944, ao regressar à Fortaleza integrou-se na classe empresarial como 1º Secretário da Associação Comercial e o Presidente do Centro dos Exportadores, em 1955/1956.
Ingressou na política partidária decidido a lutar por soluções para a problemática cearense e regional sendo eleito Deputado Federal de 1958 a 1967. No Congresso Nacional, participou da Comissão de Economia, sendo o relator de projetos de implantação da indústria automobilística da SUDENE e da CHESF, dentre outros. Foi Secretário da Indústria e Comércio de 1975 a 1978. Eleito Presidente da FIEC em mandatos consecutivos de 1977 a 1986, intensificou as atividades e o surgimento de novos Sindicatos, destacando-se nas realizações de sua administração:
- A construção do Centro Integrado SESI/SENAI "Alexandre Costa Lima" em Parangaba, a instalação do Centro de Formação Profissional Delmiro Gouveia, no Crato, e a Construção do Edifício Casa da Indústria, sede do SFIEC em Fortaleza.
- Ampliou os Centros de Atendimento do SESI e do SENAI em Sobral e Juazeiro do Norte.
- Motivou a nova geração de industriais para a consciência de cidadania e liderança empresarial através de novo sistema de gestão do Centro Industrial do Ceará.
- Ampliou as ações do Instituto Euvaldo Lodi para a efetiva integração Universidade/Empresa e criou o Conselho de Política Social e Econômica da Indústria Cearense - COPESIC - destinado a traçar os rumos do crescimento econômico apoiado na tecnologia produzida nas universidades.
- Instalou em 1980 o Centro Regional de Treinamento em Moagem e Panificação - CERTREM - do SENAI/Ce.
- Estimulou convênios e termos de cooperação técnica do sistema FIEC com empresas, órgãos governamentais, universidades e instalações internacionais.