JORGE PARENTE FROTA JÚNIOR, bacharel em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem curso de extensão na University of Illinois, Campus Champaign, Estados Unidos, e especialização em Alta Administração e Estratégia, no INSEAD – European Institute of Business Administration, em Fontainebleau, França.
Iniciou as atividades profissionais na Cohab-CE, seguindo-se o Grupo J. Macêdo, onde ocupou alto posto na Cervejaria Astra e no Moinho Fortaleza. Realizador, fundou a OPUS Assessoria e Exportações Ltda. e a River Refrigerantes Ltda.(Imperatriz-MA). Participou da COPEL – Cia. Pernambucana de Laticínios, tendo ascendido à direção comercial do Grupo.
Integrou-se ao corpo sociodiretor da Companhia Brasileira de Laticínios (CBL) tornando se corresponsável pela expansão da empresa. Em destacada atuação industrial, inaugurou nova fábrica em Sergipe e programou a implantação de nova unidade de leite em pó, em Morada Nova-CE.
Destacou-se na liderança sindical, com inteligência, dinamismo e sólidas realizações, mercê da gestão na Presidência do SINDILATICÍNIOS, na Vice-Presidência do Centro Industrial do Ceará (CIC) e, posteriormente, na Presidência da Entidade (biênio 1996-1997).
A marcante atuação projetou-o à eleição para Presidente da FIEC (1999-2002) e reeleição para o quadriênio 2002/2006. A riqueza das ações colocou a FIEC entre os principais ícones do sistema confederativo brasileiro, na área do segmento industrial, com ênfase nas relações institucionais, em âmbito nacional e internacional. Na CNI, preside o Conselho Temático de Responsabilidade Social e é membro do Fórum Nacional da Indústria.
Nas áreas científica e tecnológica, integra o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), desde 2003, e do COAVI – Colegiado de Avaliação Institucional da Unifor, desde 2008. É membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, desde 1999, e eleito Presidente para o biênio 2009/2010. Em outras áreas, destacou-se como Presidente do Planefor.
No contexto das condecorações, mereceu a Medalha Boticário Ferreira 2001; o Troféu Sereia de Ouro 2004; e a Medalha Jovem Mentalidade Empresarial AJE -2004, dentre outras.
A FIEC reconhece em Jorge Parente a larga visão,a liderança, a determinação dos realizadores, características que marcam a trajetória da sua vida com vitórias, como pessoa, industrial e líder, definindo-lhe importante lugar nas entidades representativas de classes.
Comenda Medalha do Mérito Industrial/FIEC 2010.