Professor titular da UFC, doutor em Engenharia Química pela UFRJ, com estágios de pós-doutorado em Universidades da Inglaterra, Itália, Índia, Israel, e Alemanha, com as quais realiza pesquisas de interesse da indústria cearense.
Como especialista em energias alternativas, especialmente em biomassa, representou o Brasil na Conferência das Nações Unidas em Nairobi. Assessorou o Ministro César Cals na criação do Programa Nacional do Biodiesel e no desenvolvimento do PROALCOOL, sendo consultor do CNPq, CAPES, FINEP, Ministério do Meio Ambiente e EMBRAPA-CNPAT.
Autor de vários livros e de mais de duzentos trabalhos publicados, tendo, ainda, cinco pedidos de patentes registrados.
Desenvolve, para a PETROBRAS, tecnologias de produção de biocombustíveis e aditivos, usando o LCC/caju, além da cera de carnaúba e óleos vegetais para a indústria cosmética, setor onde se destacou no desenvolvimento da indústria local.
Realiza pesquisa sobre microalgas para captação de CO2 na indústria termoelétrica e na produção de biodiesel.
Representou a FIEC no Conselho de Administração da FUNCAP e no Fórum das Américas. Foi membro criador do Núcleo de Tecnologia do Estado do Ceará (NUTEC) e do Centro de Energias Alternativas e do Meio Ambiente (CENEA), de cuja Instituição é Presidente.
A FIEC reconhece o salto qualitativo verificado no segmento científico-tecnológico do Estado do Ceará, mercê das relevantes contribuições do Professor Carioca ao setor industrial, nas áreas de energias alternativas, biomassas e processos químicos. Desenvolve um importante trabalho à frente do Centro de Energias Alternativas e Meio Ambiente (CENEA).
Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial/FIEC, em 2008.