[Agraciados] Medalha do Mérito Industrial

49º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Francisco Roberto André Gros

Nasceu no dia 21 de abril de 1943, no Rio de Janeiro/RJ. Formado em Economia em 1964, pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Sua carreira como banqueiro de investimentos começou em 1972, no Kidder, Peabody and Co., um grande banco de investimentos em Wall Street.

Em 1975 voltou ao Brasil para assumir a direção da Multiplic Corretora. De 1977 a 1981 foi Diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quando contribuiu para a criação do moderno mercado de capitais brasileiro.

No período de julho de 1985 a fevereiro de 1987, ocupou cargos de diretor do BNDES e vice-presidente do BNDESPAR. Deixou o BNDES para assumir a presidência do Banco Central (BC), cargo que exerceu em 1987 e novamente em 1991/92. No seu segundo período à frente do Banco Central, Francisco Gros foi um dos principais integrantes da equipe econômica que elaborou e conduziu o programa de recuperação e abertura da economia brasileira iniciado em 1991. Conduziu também as negociações que levaram a acordos com o Clube de Paris em fevereiro de 1992 e com o FMI em junho do mesmo ano.

Ao longo dessas tratativas, Gros consolidou sua posição de competência e respeitabilidade entre as autoridades e os operadores do mercado financeiro internacional. De novembro de 1993 a fevereiro de 2000, atuou com Diretor - Executivo e responsável pela operações na América Latina do banco de investimentos Morgan Dean Witter, e ainda Chairman de Morgan Dean Witter Latin América.

Francisco Gros foi nomeado Presidente do BNDES no dia 24 de fevereiro de 2000, cargo que vem ocupando até hoje.

Sua carreira como banqueiro de investimentos começou nos anos 70, quando se dedicou à execução de operações financeiras internacionais. Mais tarde, na década de 80, foi diretor do Unibanco, presidente da Aracruz Celulose e presidente do BFC-Banco AS. Entre uma e outra atividade no setor privado, Gros presidiu o Banco Central por duas vezes, em 1987 e em 1991.

Antes de ocupar a presidência da Petrobras, onde permaneceu até dezembro de 2002, Gros foi membro do Comitê de Gerenciamento da Crise Energética e, entre março de 2000 e dezembro de 2001, foi presidente do BNDES. Foi ainda presidente do Banco Central por duas ocasiões, além de ter atuado como diretor do Morgan Stanley Dean Witter e chairman para o Morgan Stanley Latin America.

Francisco Gros assumiu (19/05/03) a presidência da Fosfertil Ultrafertil, também é Conselheiro Senior do Grupo MMC para a região da América Latina. É ainda membro do Conselho da Câmara Americana de Comércio Brasil-EUA e do Conselho Internacional da Sociedade das Américas, sediadas em Nova York. O executivo ainda integra o Conselho do Instituto Nacional de Altos Estudos (Fórum Nacional), do Rio de Janeiro e da Agência para o Desenvolvimento do Rio de Janeiro.

Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial/FIEC, em 2001.

Faleceu em 20 de maio de 2010, São Paulo/SP.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP