Nasceu no dia 12 de março de 1945, em Fortaleza /CE.
Neto de Demócrito Rocha, fundador do Jornal O Povo em 1928, é filho de Lúcia Dummar e João Dummar, ele pioneiro na rádio difusão cearense PRE - 9 em 1934, com a instalação da Ceará Rádio Club.
Ingressou no Jornal O Povo em 1963. É diretor - presidente da Empresa Jornalística O Povo S.A, e bacharel Direito.
Como integrante de entidades profissionais, exerceu por dois mandatos, a presidência da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACERT no período de 1984/1988, e foi vice - presidente no mesmo período da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão). Hoje atua como vice - presidente e sócio fundador da ANJ (Associação Nacional de Jornais). É membro da sociedade interamericana de imprensa (SIP), entidade representativa de jornais das três Américas.
Recebeu a Medalha do Mérito Industrial, concedida pela FIEC,1995 e foi distinguido com a Medalha Boticário Ferreira pela Câmara Municipal de Fortaleza, por serviços prestados a cidade; foi também considerado, "Jovem Mentalidade Empresarial" prêmio anual da Associação dos Jovens Empresários (AJE).
Tem participado como painelista e conferencista em seminários nacionais e internacionais no Brasil e Exterior na área da comunicação, da Educação à distância e da propaganda. Entre esses eventos destacam-se: Encontro Nacionais de Jornais, I Encontro de Ensino a Distância do Mercosul, no qual Fundação Demócrito Rocha reunir 250 especialistas de oito países para discutirem o Tema e II Encontro Internacional de Jornais na Educação.
Um dos idealizadores do Pacto de Cooperação, da Associação dos Jovens Empresários (AJE), do Jornal do Cariri, da Universidade de Varejo e da Universidade Aberta do Nordeste.
Dirige a Fundação Demócrito Rocha, a Distribuidora Aguanambi, a Aguanambi Industrial, Aguanambi Informática, Jornal Hoje e sistema O Povo de Rádio que é responsável pela Rádio AM do Povo especializada em jornalismo e pelas as Rádios Cidade FM, do Grupo Pague Menos e Calypso FM, do Grupo Christus.
Atua como voluntário da casa de Convivência Madre Regina, instituição dedicada às pessoas carentes portadoras do vírus HIV; e do Pacto de Cooperação.
Em comemoração aos 70 anos da fundação do Jornal O Povo, recebeu homenagens prestadas por várias instituições : Associação Cearense de Imprensa (ACI), Federação das Associações do Comércio Indústria e Agropecuária do Ceará (FACIC), Associação dos Jovens Empresários (AJE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Câmara dos Deputados (Brasília), Clube Náutico Atlético Cearense, (Náutico), Instituto Histórico do Ceará, Rotary Club de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), Conservatório de música Alberto Nepomuceno, Associação de Imprensa Cearense (ACI), Prêmio Regional Mercado Capitais (ABAMEC), Ideal Clube.
Têm-se dedicado ao estudo da questões do globalismo e do localismo e inspirado seus veículos no fortalecimento da cearensidade , nordestinidade e na valorização do papel da cidadania como poder legítimo e modernizador da sociedade.