01/03/2024 - 13h03

A Câmara Setorial da Indústria, realizou, nesta quarta-feira (28/02), na Casa da Indústria, a 2ª reunião ordinária do ano de 2024. A Câmara, instituída pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), abordou temas relacionados ao setor elétrico, avaliou o panorama do setor em 2023 e as perspectivas para 2024, além de discutir a política de incentivo à indústria.

Estiveram presentes na reunião: André Montenegro (Vice-presidente da FIEC); Paula Frota (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará - Sinduscon-CE); Tarcísio Bastos (SENAI Ceará); Roberto Gurgel, Adriana Borges e Lara Brasil (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho - SDE); Cléberson de Freitas Fernandes (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa); Laís Veloso (Observatório da Indústria); Natanael Cortez (Sindicato das Indústrias de Cal e Gesso, Olaria, Ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento e Cerâmica Para Construção, da Cerâmica, de Louças de Pó de Pedra, da Porcelana, da Louça de Barro, de Vidros e Cristais Ocos no Estado do Ceará - Sindcerâmica); Lauro Martins (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará - Sindpan); Rogério Morais (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae); Jacks Araújo (Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará - OAB CE); José Antunes (Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará - Sindlaticínios); Pedro Acaresso (FIEC); Agostinho Alcântara (Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas de Fortaleza - Sindserraria e Presidente da Câmara Setorial da Indústria); Márcia Oliveira Pinheiro (Sindicato da Indústria de Curtimento de Couros e Peles do Estado do Ceará - Sindicouros) e Adriano Sampaio Borges (Coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará - SDE).

O tema “Transtornos por faltas e oscilações frequentes de energia elétrica” foi apresentado pelo Coordenador do setor de energias da ARCE, José Dickson de Araújo e Oliveira. Após ampla discussão e sugestões de melhorias, foi a vez do Observatório da Indústria aprofundar os dados do setor. Dentre as apresentações estão: Panorama de 2023 com pontos positivos e desafios para as indústrias; Perspectivas para 2024 com oportunidades e desafios para as indústrias; e Política de incentivo à indústria com foco nacional e estadual.

“Trouxemos a reunião para a FIEC para ter uma maior aproximação da Câmara Setorial da Indústria com os líderes sindicais. O tema de grande importância que foi abordado hoje foi o problema de oscilação elétrica de energia que tem sido uma aflição constante para o setor produtivo no estado do Ceará. Também tivemos um perfil, uma visão geral da economia do país e da economia do estado do Ceará, apresentado pelo pelo Observatório da Indústria”, comenta o Presidente da Câmara Setorial da Indústria, Agostinho Alcântara.

FONTE: Gerência de comunicação - FIEC

FOTOS: Laura Guerreiro

(85) 4009.6300 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE