* Informamos que, para dispor destes serviços, você deve ser cadastrado no site da RETEC/CE, criando um login e uma senha própria.



1. REDE DE TECNOLOGIA DO CEARÁ - RETEC/CE 1. REDE DE TECNOLOGIA DO CEARÁ
Consultoria RETEC

Realiza serviço de intermediação de consultoria através de professores e/ou pesquisadores das universidades e centros de pesquisa locais ou de outras regiões, de reconhecida competência técnica, voltados para a resolução de problemas de empresas dos mais diversos setores.

No caso do cliente micro, pequena e média empresa - solicitar a prestação de um determinado serviço especializado, a RETEC/CE irá identificar em seu banco de consultores credenciados aqueles que melhor possam atender à demanda gerada. Efetivando-se o serviço, será cobrada pela RETEC/CE uma taxa de intermediação, cabendo-lhe o monitoramento da consultoria.


Informação Estratégica

Realiza a partir de demanda solicitada via Sistema Gerencial de Informação (SGI) da área, respostas técnicas que focam Abertura de Mercado, Desenvolvimento e Melhoria de Processo ou Produto, Melhoria de Gestão e Esclarecimento Técnico.

O tempo de resposta varia obviamente em função da complexidade da pergunta. Quando o tratamento da pergunta é executado exclusivamente pela equipe técnica da RETEC/CE, não dependendo de terceiros, o tempo médio de resposta é de 5 dias úteis.

Para encaminhar o seu pedido de informação estratéica, utilize no formulário de solicitação de serviço a opção "Informação" no campo Natureza da solicitação para encaminhar o seu pedido de consultoria RETEC, utilize no formulário de solicitação de serviço a opção "Serviço" no campo Natureza da solicitação.


Consultores com competência nas seguintes áreas:
01. Restruturação Oganizacional;
02. Gestão da Qualidade;
03. Gestão de Pessoas;
04. Administração Financeira;
05. Tecnologias de Gestão da Informação;
06. Benchmarking Industrial;
07. Planejamento Estratégico;
08. Gestão de Marketing;
09. Logística;
10. Design;
11. Gestão da Inovação;
12. Elaboração de Projetos de Inovação;
13. Gestão de Sustentabiliade;

2. PROGRAMAS & PROJETOS

a) Programa IEL de Inovação - PIET

É um programa de consultoria empresarial direcionado às Micro e Pequenas Indústrias Cearenses, subsidiada por instituições parceiras de fomento, que permite o acesso aos conhecimentos tecnológicos em áreas específicas do segmento produtivo.

PROGEN

O "Programa de Gestão Estratégica de Negócios" é adaptado para desenvolver e buscar resultados, promove melhorias de gestão a médio e longo prazo nas MPE’s, através da conscientização e construção gradativa de conhecimento, com base na perspectiva da construção conjunta.

A ação é desenvolvida pelo IEL/CE e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Centro Internacional de Negócios (CIN), do sindicato do setor atendido, da Prefeitura local (no caso de ações no interior) e das empresas participantes.

CESPAN

"Competitividade Empresarial para o Setor de Panificação" é uma ação setorial direcionada às panificadoras do Estado do Ceará que promove por meio de consultorias gerenciais e tecnológicos melhorias para o aumento da competitividade através da aplicação de técnicas de bom relacionamento com o cliente interno e externo, qualidade em seus produtos e redução de desperdícios na produção.

A ação é desenvolvida pelo IEL/CE e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do sindicato de panificação, SENAI/CERTREM e da Prefeitura local (no caso de ações no interior) e das empresas participantes.


b) Programa Melhores Práticas de Excelência Industrial - Benchmarking Industrial

É uma "ferramenta de gestão empresarial" que avalia o posicionamento competitivo das empresas brasileiras frente às mundiais de seu setor. É direcionada as indústrias de médio e grande porte, empenhadas a desenvolver sua gestão empresarial. A ferramenta tem como objetivo identificar, analisar e comparar os pontos fortes e os pontos que necessitam ser melhorados das empresas frente as líderes do setor, sendo de muita importância na atualização e manutenção da competitividade no mercado.


c) Núcleo de Elaboração de Projetos - NEP

Visa a elaboração de "projetos nacionais e internacionais" para identificação de oportunidades disponíveis, através da busca em órgãos de fomento e órgãos governamentais com o intuito de prospectar e fomentar possibilidades de parcerias. No caso de projetos internacionais, o fomento se dá também na articulação de parcerias internacionais públicas e privadas no campo da inovação e de tranferência tecnológica.


d) Núcleo de Tecnologias Limpas - NTL

Com o objetivo de fomentar "projetos de cooperação" entre o setor produtivo, universidades e ICT'S, o NTL instalado inicialmente na UFC com apoio financeiro do BNB, ficou "incubado" na Universidade e após a realização de alguns projetos práticos, em reunião entre BNB e a própria UFC, foi decidido a transferência do Núcleo para o Instituto Euvaldo Lodi - IEL/CE por entenderem que o Instituto, dentro do Sistema FIEC, é o órgão com reconhecida competência no trabalho de articulação entre o setor do conhecimento e o empresarial.


e) Fórum de Tecnologia do Ceará

Palco de discussão com o objetivo de promover, primordialmente, a realização de "projetos de cooperação empresarial" voltados para o desenvolvimento tecnológico, assim como para a geração do conhecimento, difusão e capacitação tecnológica do setor produtivo cearense.



Informações gerais podem ser obtidas nos telefones (85) 3421- 6515 / 3421-6517 ou retec@sfiec.org.br


(85) 4009.6300 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE