Samsung e Anprotec anunciam startups selecionadas para Programa de Promoção da Economia Criativa


Fortaleza (CE) - Treze startups de diferentes cidades brasileiras foram selecionadas para a segunda etapa do Programa de Promoção da Economia Criativa. Fruto da parceria entre a Samsung, a Associação Nacional de Empreendimentos Promotores de Inovação (Anprotec) e o Centro de Economia Criativa e Inovação da Coreia do Sul (CCEI Daegu), a iniciativa oferece às empresas infraestrutura física, metodologia de incubação e oportunidades de mentoria, além de treinamentos focados na criação de empreendimentos inovadores, inspirados no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa.


O anúncio do resultado ocorreu nesta terça-feira (18) durante a 26ª Conferência Anprotec, realizada em Fortaleza (CE). A partir de novembro, as startups selecionadas poderão se instalar, por um período de nove meses, em uma das dez incubadoras que integram o programa, localizadas nos estado de Goiás, Santa Catarina, Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os projetos escolhidos podem receber investimentos de até R$ 250 mil.

 

Cerca de 300 empresas se candidataram a esta edição do programa. Entre as selecionadas estão empreendimentos atuantes em áreas como realidade virtual, saúde digital, educação digital, bem-estar, wearables, convergência, e Internet das Coisas (IoT). O programa visa fomentar a cultura do empreendedorismo inovador e a geração de negócios de alto impacto, além de habilitar as participantes para operar suas atividades propostas.

 

“Esperamos que os selecionados tenham sabedoria para tirar proveito das conexões e oportunidades decorrentes dessa seleção”, afirma o presidente da Anprotec, Jorge Audy. “Ampliamos o número de inscrições e tivemos a felicidade de inserir empresas da região norte, o que permite uma cobertura nacional mais interessante para o projeto.”

 

Segundo Antonio Marcon, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung e coordenador nacional do programa, o número de startups que se candidataram ao programa triplicou desde a primeira edição. “Esse crescimento reflete o amadurecimento do ecossistema brasileiro de empreendedorismo inovador. A capilaridade e a abrangência nacional do programa levam oportunidades para empreendedores além dos grandes centros nacionais, onde também encontramos um estoque significativo de pessoas qualificadas e excelentes projetos inovadores”.

 

Foram selecionadas as seguintes startups: Phelcom, MovSmart, EasyGlic, Pixcube, BemVendi, Meu Plano, Quanto Gastei, Flip, StratosPhoto, Cubee, Treevia, Evobooks e FlyingSaci.

 

O Programa

 

Em abril de 2015, um Memorando de Intenções foi assinado pela Anprotec, Samsung e CCEI-Daegu, prevendo a cooperação e coordenação para implementação do Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa. Por meio desse acordo, a Associação, com apoio da Samsung, tornou-se a executora do Programa de Promoção da Economia Criativa para o território brasileiro.


A Anprotec é responsável por desenvolver atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração de conhecimento em inovação e empreendedorismo para seus associados. A Samsung, por sua vez, provê suporte como facilitadora das comunicações entre a Anprotec e o CCEI, identifica e recomenda projetos para participarem do Programa e contribui para a colaboração com as startups inovadoras. Os planos da empresa preveem investimentos de US$ 5 milhões na iniciativa pelo período de cinco anos.

 

Na primeira rodada do Programa, 106 startups se candidataram e oito foram selecionadas para acelerar seus projetos durante seis meses, por meio de atividades intensivas em mentoria, capacitação e apoio financeiro.

 

(Felipe Linhares, da Agência Gestão CT&I)

 

Fonte:http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9775:samsung-e-anprotec-anunciam-startups-selecionadas-para-programa-de-promocao-da-economia-criativa&catid=1:latest-news

(85) 4009.6300 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE