CNI e SOSA fazem parceria com Klabin para impulsionar a inovação sustentável na indústria


 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o SOSA, empresa global de inovação aberta, firmaram parceria com a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. O objetivo da parceria é diversificar e promover o desenvolvimento de bioprodutos de base floresta cultivada.

 

A Klabin vem ampliando sua estratégia na bioeconomia. A inovação, o uso de tecnologias avançadas e a promoção da economia circular são vetores para o crescimento sustentável dos seus negócios. Com foco no desenvolvimento de produtos sustentáveis, competitivos e economicamente viáveis na indústria, a companhia tem intensificado os esforços em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o objetivo de encontrar soluções em bases renováveis, recicláveis e biodegradáveis para atender às demandas do consumidor, cada vez mais consciente.

 

Considerando a natureza dinâmica da indústria de papel e celulose, o programa de inovação aberta, por meio da parceria CNI-SOSA com a Klabin, foi customizado para enfrentar os desafios únicos de sustentabilidade da empresa, tanto no Brasil quanto na América Latina. O SOSA, em parceria com a CNI, implementou um programa de desafios de quatro meses, que está em andamento, cujas unidades de negócios multifuncionais fazem imersão em atividades de inovação aberta em conjunto com startups de todo o mundo consideradas de ponta em seu setor.

 

Por meio do programa, o SOSA aborda desafios pré-definidos e tem como foco a busca de soluções inovadoras de base renovável. O Programa Desafio Corporativo consiste em:

 

Identificar e definir os desafios urgentes da empresa diante das novas oportunidades;

 

Viabilizar acesso a empresas e sistemas globais de tecnologia avançada;


Construir provas de conceito (PoCs) de qualidade com colaborações estratégicas para implementação.

 

As empresas selecionadas terão a oportunidade de conduzir provas de conceito de suas soluções e, potencialmente, impulsionar os esforços da Klabin para alcançar resultados melhores e mais sustentáveis para toda a cadeia de valor.

Nesta quarta (7) e quinta-feira (8), acontecem os dois demodays, que são reuniões online com as equipes da Klabin, do SOSA e da Diretoria de Inovação da CNI para que as startups selecionadas apresentem suas soluções tecnológicas. Esta é a última etapa do processo do ciclo de inovação e servirá para que a Klabin escolha as startups com quem vai trabalhar para implementar as soluções que mais lhe atendam.

 

Fortalecimento da estratégia para melhorar posição no mercado



De acordo com a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, a parceria CNI-SOSA, firmada há um ano, tem o objetivo de fomentar a capacidade de inovação das indústrias brasileiras, ampliando seu diferencial competitivo em uma perspectiva global.

 

“Ao participar de um desafio corporativo dentro do nosso projeto, a Klabin fortalece sua estratégia de inovar e promover tecnologia com foco na sustentabilidade, se posicionando cada vez melhor no mercado”, pontua Gianna.

 

O diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, Francisco Razzolini, destaca que a Klabin tem como objetivo ser referência em soluções responsáveis que atendam às constantes transformações da sociedade.

 

“As iniciativas de inovação aberta têm se mostrado excelentes ferramentas para solucionar os mais diversos desafios e aproximar parceiros que desejam fazer parte da construção conjunta de um futuro sustentável”, afirma. “Estamos muito entusiasmados com as possibilidades que deverão surgir por meio da parceria com o SOSA. Tenho certeza que nos conectaremos a parceiros ideais e aderentes à estratégia da Companhia”, acrescenta Razzolin

 

Para o CEO do SOSA, Uzi Scheffer, promover a bioeconomia circular é uma necessidade irrefutável. “Trabalhar com a Klabin representa uma oportunidade única para alavancarmos processos inovadores com a líder de iniciativas sustentáveis na indústria de embalagens”, diz. “Por meio do trabalho com a Klabin, esperamos estimular seus esforços para acelerar a inovação sustentável e oferecer ao mercado produtos ambientalmente responsáveis”, completa Scheffer.

 

Sobre a CNI


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é a representante da indústria brasileira. Como órgão máximo do sistema sindical patronal da indústria, desde a sua fundação em 1938 defende os interesses da indústria nacional, atuando em coordenação com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como com diversas entidades e organizações no Brasil e exterior.

 

A CNI representa 27 federações de indústrias e 1.250 sindicatos patronais, aos quais estão filiadas quase 700.000 empresas. A CNI dirige o Sistema Indústria, formado pela própria CNI, o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além das federações estaduais de indústrias e sindicatos patronais.

(85) 4009.6300 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE