Atuar de forma estratégica para contribuir com o processo de desenvolvimento industrial do Ceará, por meio da coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e da criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, permitindo a interação, aproveitamento de oportunidades e geração de negócios.


Essa é a missão do Observatório da Indústria, idealizado pelo presidente da FIEC, Beto Studart, e implantado na sua gestão. A estrutura  é bastante horizontalizada, o que facilita a integração de seus membros e a tomada de decisões em tempo hábil. O empresário e presidente do Conselho Temático de Inovação da FIEC, Sampaio Filho, é o líderer que está à frente da equipe.

Para cumprir com excelência a sua missão, o Observatório da Indústria conta com profissionais altamente qualificados e com experiências diversas o que permite que os assuntos sejam abordados sob diferentes pontos de vista e os projetos sejam “enriquecidos” por essa diversidade. Consultores externos também contribuem com a transferência de tecnologias que representem o “estado da arte” em determinadas áreas de conhecimento.


Para dar forma às diversas iniciativas do Observatório da Indústria, foi criado e está em plena execução, o Programa para Desenvolvimento da Indústria, que traz consigo o lema “Conhecer pra Cooperar, Cooperar pra Desenvolver”. A expressão traduz duas crenças muito fortes para os colaboradores, líderes e para a próprio presidente: a primeira delas é que o conhecimento é inesgotável e um dos pilares do Observatório da Indústria. Além do que está posto, a equipe precisa ir além e buscar conhecer o que é preciso conhecer. O segundo pilar é o da cooperação e complementa perfeitamente o primeiro pois tem seu foco na aplicabilidade do conhecimento produzido. O resultado do conhecimento aliado à cooperação conduz naturalmente ao desenvolvimento, formando assim um ciclo virtuoso.

Os projetos do Programa para Desenvolvimento da Indústria, estão organizados em três eixos interdependentes: prospecção de futuro para a competitividade setorial, inteligência competitiva e cooperação e ambiência para o desenvolvimento. Seja bem-vindo! Conheça mais sobre as iniciativas.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NEE