Programa para Desenvolvimento da Indústria

O Programa para Desenvolvimento da Indústria objetiva contribuir com o crescimento de longo prazo, definindo as principais potencialidades do Estado e os respectivos caminhos para o melhor aproveitamento desses diferenciais, por meio de um debate articulado entre setor privado, poder público, academia e entidades de apoio, incentivando o fortalecimento da inovação e sustentabilidade no contexto empresarial.

A partir dessa estratégia de desenvolvimento se articulará uma atuação conjunta, fortalecendo as diversas contribuições dos agentes para o aumento da competitividade setorial, o crescimento de setores intensivos em tecnologia e conhecimento, bem como para a reorientação de setores tradicionais, induzindo um ambiente de negócios moderno e dinâmico como diferencial competitivo do Ceará.

Os projetos que compõem o Programa para Desenvolvimento da Indústria possuem os seguintes vetores de ativos:

Prospecção de Futuro para a Competitividade Setorial

Reorientar o desenvolvimento industrial através da identificação de setores e áreas estratégicas para o desenvolvimento do Ceará, das tendências tecnológicas mundiais e da prospecção de perfis profissionais que serão demandados no futuro, permitindo a construção coletiva de visões de futuro setoriais, envolvendo setor produtivo, academia, governo e sociedade, subsidiando assim a identificação de entraves e a ação antecipada necessária para dispor os setores industriais em posição competitiva nacional e internacional.

Projetos:

  • Setores Estratégicos (Realizados)
  • Rotas Estratégicas Setoriais (Realizados)
  • Masterplan (Em andamento)
  • Perfis Profissionais do Futuro (Em andamento)

 

 

Inteligência Competitiva

Otimizar as estratégias públicas e empresariais através da indução da cultura de inovação e práticas sustentáveis por meio de projetos que construirão e disseminarão uma base de informações sociais, econômicas, mercadológicas e tecnológicas, além de relatórios personalizados com diagnóstico empresarial em temas-chave e fornecimento de informações para subsidiar tomadas de decisão e atração de investimentos, aproveitamento de oportunidades de negócios e exploração das trajetórias tecnológicas emergentes e sua difusão através do tecido econômico.

Projetos:

  • Implantação do Observatório da Indústria
  • Bússola da Inovação (Realizada)
  • Bússola da Sustentabilidade (Realizada)

 

 

Cooperação para o Desenvolvimento Industrial

Estimular a criação e o fortalecimento de ambientes que possam resultar na melhoria do processo de desenvolvimento industrial do Ceará. A forma como o ambiente externo é estruturado, colabora e interfere diretamente no desempenho dos negócios, tornando-os mais ou menos atrativos. Pensando nisso, a FIEC investe em projetos que estimulem a articulação, interação, cooperação e aprendizagem.

 

Faça o download do resumo do Programa em inglês aqui.

Download the Program summary in english  here.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NEE