Impactos e desafios do curtailment no Brasil serão debatidos nesta quarta-feira (25/06), por empresários e especialistas no 35° Energia em Pauta
Os impactos e desafios do curtailment no Brasil será o tema da 35ª edição do Energia em Pauta, programa do Sindienergia-CE feito em parceria com a FIEC e o Sebrae, com o patrocínio do Banco do Nordeste, que será realizado amanhã (25), às 18 horas, na sede da Federação das Indústrias.
Participarão do relevante debate: David Gonçalves, Gerente de Pós-operação do ONS; Luiz Santos - Diretor de Desenvolvimento e Construção da Qair Brasil; André Felber, Cofundador do ePowerBay, e Joaquim Rolim, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da FIEC. Na moderação, Luiz Eduardo Moraes, Diretor de Geração Centralizada do Sindienergia e Diretor Executivo na J.Macêdo CAP.
O curtailment refere-se à redução forçada da geração de energia, especialmente em usinas solares e eólicas, devido ao excesso de oferta em relação à capacidade de consumo ou transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa prática, embora necessária para a segurança do sistema, tem gerado prejuízos para as geradoras e desafios para a transição energética, especialmente com o aumento da geração de fontes renováveis.
Em 2024, esses cortes culminaram em prejuízos financeiros superiores a R$ 1,6 bilhão, com mais de 14,6 terawatts-hora (TWh) de energia não gerada. A região Nordeste, que detém os maiores investimentos em energias renováveis no Brasil, foi a mais impactada. A região concentrou 75% das interrupções, o que equivale a cerca de 330 mil horas de geração suspensa. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia lideraram em número de cortes.
A discussão será transmitida por meio do canal do Sindienergia no YouTube (SINDIENERGIA CE). Inscreva-se por meio do link https://bit.ly/35energiaempauta e acompanhe.