Vice-Presidente da FIEC participa do fórum CE Avança, promovido pela Amcham Brasil
O Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, participou nesta quinta-feira (16/9) do painel “Indústria e Comércio” do encontro de abertura do CE Avança, promovido pela Amcham Brasil em Fortaleza. O fórum busca debater as perspectivas de crescimento do Ceará, com o olhar voltado aos pilares da infraestrutura, inovação e investimentos. No evento inaugural, os participantes refletiram sobre as ações do Poder Público destinadas ao desenvolvimento do Estado, as expectativas para atração de novos investimentos e o fortalecimento da economia local.
Carlos Prado falou sobre as oportunidades e os desafios do setor industrial, destacando o ambiente favorável aos investimentos privados criados pelos governos cearenses ao longo dos anos. “A FIEC trabalha lado a lado com o governo estadual”, pontuou. O industrial também comentou sobre a mudança no perfil exportador do Ceará e sobre o potencial do agronegócio cearense.
Na opinião do Vice-Presidente da FIEC, um novo horizonte para o Ceará pode ser vislumbrado a partir da superação de entraves históricos, como a escassez de água e o alto custo da energia. Carlos Prado finalizou a fala refletindo sobre as oportunidades de negócios entre o Ceará e os Estados Unidos que podem trazer vantagens tanto para o desenvolvimento do Ceará como para investidores americanos.
O seminário contou com uma palestra inicial do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Maia Júnior. Ele frisou que o Ceará é um Estado muito competitivo em função do seu bom desempenho econômico e educacional e de toda a infraestrutura disponível para a instalação de empreendimentos de todos os portes. “Até agosto, a Junta Comercial do Ceará registrou um aumento de 34% na quantidade de empresas no Estado, em relação ao ano passado. Há um dinamismo relevante em nossa economia”, disse.
Participaram também do fórum Marcelo Marangon, CEO do CitiBank e Vice-Presidente do Conselho da AmCham Brasil; Mário Queirós, Presidente da Pague Menos; Danilo Serpa, Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém; Tomás Figueiredo, Chefe de Gabinete da Fecomércio; e Alessandra Andrade, Superintendente da Amcham no Nordeste.
"Ser protagonista de sua história está no DNA do Ceará. Não combina conosco estar por trás das cortinas e esperar as coisas acontecerem. Acreditamos que devemos contribuir para o aumento da competitividade e para a melhoria do nosso ambiente de negócios", explica Alessandra Andrade, Superintendente Nordeste da Amcham Brasil.
Sobre a Amcham Brasil
A Amcham Brasil possui cerca de 4.000 empresas associadas no Brasil, que juntos representam 33% do PIB Nacional. Criada como uma clássica câmara de comércio, em 1919, a Amcham Brasil se tornou uma entidade de escopo mais amplo. A Amcham tem sua atuação baseada em dois pilares centrais: defesa da livre iniciativa privada no Brasil e das relações entre o País e os Estados Unidos.