IEL Ceará inicia implantação de estratégia orientada à inovação com OKR
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) dá um mais um passo estratégico com o objetivo de impulsionar o seu desempenho. Teve início nesta quarta-feira (25/8) a implantação de um modelo ágil de gestão voltado à inovação com a utilização da metodologia OKR (Objectives and Key Results, que em português significa Objetivos e Resultados Chave). Esse método é muito utilizado por empresas do Vale do Silício (EUA), onde estão localizadas algumas das empresas mais inovadoras do mundo, e o objetivo de adotar esse novo modelo é acompanhar, com mais eficiência, a velocidade das transformações pelas quais empresas e mercado vem passando.
O OKR tem como foco a geração de resultados de alto impacto. De acordo com a consultora Roseanne Pimentel, a nova estratégia se propõe a trabalhar desde a revisão do modelo de negócio do IEL Ceará através do BT Model até a gestão de OKR com visão 360°. O OKR, explica, é um framework de gestão de metas de abordagem simples, que cria alinhamento com metas dinâmicas, mensuráveis e de cadência curta. A ideia é garantir que todos andem na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante.
“Com a metodologia, os colaboradores conseguem enxergar a sua importância e compreender como todas as áreas estão conectadas para que a empresa cresça e se desenvolva. Essa é uma visão que gera alto engajamento e consequentemente melhora o desempenho individual e coletivo”, destaca.
Segundo ela, a implantação dessa estratégia prevê várias etapas, como a sensibilização dos colaboradores, remodelagem do negócio, realização de diagnósticos e análises, planejamento, entre outras. É um trabalho que acontecerá ao longo dos próximos três meses, envolvendo todo o time do IEL Ceará.
A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, ressalta que a iniciativa faz parte da estratégia desta gestão de impulsionar o Instituto e alavancar os seus resultados. Desde o início da gestão do presidente Ricardo Cavalcante, o IEL Ceará, sob a liderança de Dana Nunes, vem passando por um intenso processo de transformação, com a redefinição do seu portfólio e o reposicionamento do Instituto no mercado, entre outras ações, que contribuem para o processo de inovação e transformação digital das empresas cearenses.
“Estamos trazendo agora para o IEL Ceará uma gestão 360°, de fato, implementando ferramentas e soluções para alçar o Instituto a um novo patamar. Isso porque temos a convicção de que para acompanhar toda essa transformação do mundo em que vivemos é necessário evoluir. Não podemos continuar fazendo as coisas como fazíamos antes e esperar resultados diferentes. Por isso, trazemos essa proposta de valorizar cada vez mais as pessoas, de ter um olhar especial para o mercado, de estar sempre inovando. É um novo momento para o IEL, em que estamos sendo pioneiros no Sistema FIEC na adoção dessa visão que é extremamente disruptiva. É um momento de mudança de mindset, com um foco todo especial nos melhores resultados”, avalia a superintendente.