FIEC celebra 70 anos com entrega da Medalha do Mérito Industrial
Nesta quinta-feira, 26/08, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) fará a entrega da Medalha do Mérito Industrial aos industriais Aluísio da Silva Ramalho e Cláudio Sidrim Targino. A cerimônia acontece a partir das 18h, no La Maison, e será aberta apenas para convidados. A entrega seguirá os protocolos de segurança preconizados pelo Governo do Estado. O evento tem o patrocínio do SESI Ceará e SENAI Ceará.
De acordo com o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, esse momento é de extrema importância. “Reconhecer a visão e o valoroso trabalho de nossos industriais nos enche de orgulho. A indústria faz girar nossa economia, gera empregos e eleva o nosso Ceará. Portanto, nada mais justo do que homenagear industriais que contribuem para o desenvolvimento de nosso estado”, ressalta o Presidente.
A entrega da Medalha do Mérito Industrial segue nos dias 2 e 9/09, quando serão agraciados os industriais Luiz Prata Girão (Grupo Betânia), Ivan Bezerra Filho (Têxtil Bezerra de Menezes), Igor Queiroz Barroso (Grupo Edson Queiroz) e Pio Rodrigues Neto (Grupo C. Rolim).
Sobre a Medalha do Mérito Industrial
A FIEC instituiu a Medalha do Mérito Industrial por meio da Resolução no 01 de 16 de maio de 1974. A comenda é concedida a empresários e outras personalidades com atuação marcante no impulso das atividades fabris e no desenvolvimento econômico do Ceará.
Conheça os agraciados do dia 26/08
Aluísio da Silva Ramalho
“Seu Pedro” Ramalho, homem de negócios, abriu comércio de redes na cidade de Fortaleza em 1944. A prosperidade no ramo o levou, além da venda, também à fabricação. Entre os herdeiros, o filho Aluísio Ramalho deu prosseguimento aos negócios.
O tino comercial de Aluísio Ramalho foi responsável por desbravar este importante mercado consumidor para a Ramalho Têxtil há mais de quarenta anos. Ousado, ele realizou a primeira exportação de redes do Ceará para a Europa na década de 70. Hoje a empresa exporta para grande parte da Europa, Estados Unidos e Canadá e para países da Ásia, como Japão e Rússia.
No Brasil, as redes ‘Denaná’ chegam a todos os estados por meio da venda direta pelo comércio eletrônico. Assim, a Ramalho Têxtil leva sua missão de “difundir e preservar a tradição da rede de descanso no Brasil e no mundo”.
Cláudio Sidrim Targino
Cláudio Sidrim Targino é o principal sócio e diretor da marca de cachaça Colonial. Formado em Ciências Contábeis, iniciou a vida profissional aos 16 anos, como office boy na empresa A.Targino, do seu pai, fundada em 1923.
De 1986 a 1992, foi Presidente do Sindicato das Indústrias de Águas, Cervejas e Bebidas em Geral no Estado do Ceará (Sindbebidas). Em 2010, assumiu a presidência, mais uma vez, por mais dois anos.
Na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, ocupou o cargo de Diretor Secretário. Atualmente, faz parte do quadro de Delegados das Atividades Industriais junto ao Conselho Regional do SESI Ceará.