Internos da Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda iniciam aulas com o SENAI Ceará
Tiveram início nesta segunda-feira, 28/6, as aulas do curso de Eletricista Instalador Residencial para pessoas em situação de vulnerabilidade social, acolhidas pela Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda. A qualificação está sendo oferecida em parceria com a Vice-Governadoria e o Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI).
O Grupo Mulheres do Brasil iniciou as aulas ministrando a disciplina de Violência Doméstica e Familiar, Mecanismos e Instrumentos da Lei Maria da Penha, fornecendo informações sobre o regramento jurídico relativo ao tema da violência contra a mulher e ao feminicídio, com foco nas formas de violências, direitos fundamentais das mulheres, aspectos estruturais dos sistemas que amparam a causa da violência de gênero, bem como construção de consciência crítica acerca dos elementos que envolvem o assunto, visando a prevenção.
No turno da tarde, a equipe da Vice-Governadoria trabalhou a disciplina de Comunicação Não Violenta e Educação para Paz com objetivo de desenvolver com maior profundidade as competências socioemocionais, por meio do desenvolvimento das Competências de Comunicação Positiva, valendo-se de ferramentas restaurativas, como os círculos de construção de paz, da comunicação assertiva e mediação de conflitos.
Hoje (29/6), o SENAI inicia a parte técnica do curso de Eletricista Instalador Residencial. O objetivo é viabilizar a formação profissional para os internos do abrigo que estão em reabilitação. De acordo com o Especialista Educacional do SENAI Ceará e interlocutor do PSAI, Douglas Carioca, “a parceria firmada através do termo de cooperação com essas instituições, a fim de viabilizar o acesso à qualificação profissional de diversos públicos, proporciona perspectiva de futuro, oferecendo oportunidades para reinserção no mercado de trabalho para o público atendido pelo abrigo”.