Em parceria com Senai Ceará, 3e Engenharia vai desenvolver biodigestor plug and play para gerar energia limpa
Aprovada no edital do Departamento Nacional da Indústria, a 3e Engenharia, empresa cearense associada ao Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico (Sindienergia-CE), vai desenvolver um módulo de geração de energia elétrica através de dejetos orgânicos. Será disponibilizado ao mercado um biodigestor com o conceito plug and play (chegar e instalar, na tradução livre para o português), em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará).
A solução encapsulada foi alocada dentro de uma estrutura metálica do tipo contêiner, o que facilita o processo de transporte e instalação, que não necessita de obras civis. Além disso, as estruturas funcionam como módulos, que unidos podem atender a pequenas ou médias demandas, principalmente para o setor agrícola, onde a busca por uma melhora na qualidade da energia tem sido cada vez maior, ainda mais envolvendo os restos da produção.
Segundo a empresa, os biodigestores disponíveis no mercado trabalham com múltiplos fornecedores para serem implantados, exigindo checagem e manutenção constantes, e como são construídos para responderem a demandas específicas, não podem ser replicados de maneira simples para outras localidades.
“A solução vem pronta em uma estrutura modular replicável, que agrupa o biodigestor e a geração de energia a partir de biogás em um único produto, facilitando a vida do produtor, com armazenagem e produção de energia de maneira constante, inclusive em horários de alto consumo”, explica Cauê Gonçalves, Diretor de Inovação da 3e.
“Mais uma vez, um grupo cearense na vanguarda do uso de novas tecnologias em favor da geração de energia renovável. Um orgulho para o nosso setor e para o nosso estado”, ressalta o Diretor de Inovação do Sindienergia-CE, Igor Batista.