Governo do Estado e FIEC, por meio do SENAI, assinam termos de cooperação para novas ações
Nesta sexta-feira, 21/05, o SENAI Ceará assinou junto a Escola de Saúde Pública dois termos de cooperação técnica que vão possibilitar a retomada e realização de novas ações nos campos da pesquisa, inovação e do ensino no contexto do enfrentamento à pandemia de coronavírus.
Uma das novidades será a oferta de cursos de aperfeiçoamento e de nível técnico na área de manutenção de equipamentos biomédicos. A primeira turma já inicia as aulas na segunda-feira, 31/05. A formação terá carga horária de 150 horas e vai ocorrer na modalidade semipresencial (com aulas à distância e presenciais). A primeira turma conta com a importância parceria da empresa Enel.
O Curso Técnico em Manutenção de Equipamentos Biomédicos também já está previsto e deve ocorrer em breve, esse será o primeiro curso em oferta no norte e nordeste. A carga horária dessa formação será de 1.500 horas/aula, também no formato semipresencial.
O Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, ressaltou os benefícios a importância de mais essa parceria entre o SENAI e a ESP/CE. “Não se faz educação, inovação e transferência de tecnologia sem conhecimento”, enfatizou.
De acordo com o Superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, as capacitações surgiram de demandas da própria Secretaria da Saúde do Ceará, “ou seja, do próprio Sistema Único de Saúde (SUS), onde precisamos aperfeiçoar o pessoal técnico que lida com os equipamentos de saúde, principalmente respiradores, monitores e bombas de infusão”, reforçou.
Reabertura da Central de Ventiladores
Com o agravamento da Covid-19 no Ceará, a Central de Ventiladores foi reativada em março deste ano. Desde então, mais de 60 aparelhos respiratórios e insumos relacionados que precisam de reparos foram consertados e destinados para as unidades públicas de saúde cearenses. Somente em 2020, a unidade recuperou mais de 300 equipamentos entre ventiladores pulmonares, monitores e outros aparelhos hospitalares.
O conserto ocorre por meio de parceria com o SENAI, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e outros órgãos voluntários.