Sondagem Industrial de março aponta otimismo do industrial cearense para os próximos seis meses
A Indústria cearense apresentou otimismo em uma recuperação nos próximos seis meses, com exceção da demanda por contratações, que, apesar de evoluir na comparação com o mês anterior, ainda sinaliza um cenário negativo. A nível nacional, as expectativas foram semelhantes, com resultados superiores a 50 pontos em todos os indicadores analisados. Por fim, a propensão em investir obteve leve recuo em março, porém, permaneceu acima da média histórica (52,8).
As informações são da Sondagem Industrial, pesquisa realizada mensalmente pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Ainda de acordo com a pesquisa, o indicador que analisa a Evolução da Produção em relação ao mês anterior apresentou recuo, pelo quarto mês consecutivo, no Ceará. Tal cenário iniciou antes do avanço da pandemia, já em dezembro, sugerindo uma antecipação da sociedade tanto ao fim do auxílio emergencial como também à segunda onda da pandemia. Ainda que a queda seja menos acelerada que a do mês anterior, essa ainda é a segunda maior retração desde maio de 2020.
Por sua vez, a Evolução do Número de Empregados registrou nova contração em março, obtendo o menor resultado desde junho de 2020. Tal cenário contrapõe o crescimento dos empregos que marcou o segundo semestre do ano anterior. Na esfera nacional, o resultado foi de estabilidade, próximo da fronteira dos 50 pontos.
Confira a sondagem completa AQUI.
Sobre o Observatório da Indústria
O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Estado, sendo referência na geração, uso e disseminação de informações. Para tanto, apoia-se na criação e aplicação de uma estratégia de inteligência competitiva, incluindo uma plataforma com oferta de informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, disponibilizadas de forma visualmente atrativa. As informações, que podem ser acessadas de maneira remota, possibilitam maior agilidade e tomadas de decisão mais assertivas.