Começa nesta quarta, 31/03, o V Congresso de Educação SESI SENAI IEL Ceará
O V Congresso de Educação SESI SENAI IEL Ceará é um evento que busca, anualmente, oportunizar situações de estudo acerca de temas emergentes na escola contemporânea, avaliar tópicos sobre gestão educacional e pedagógica e referenciais teóricos e experiências práticas sobre metodologias de ensino.
Em sua V edição, com o tema “Aprendizagem personalizada: criando pontes entre a educação do presente e do futuro”, o encontro tem como objetivo provocar os participantes a refletirem sobre as mudanças ocorridas em todos os segmentos da nossa sociedade, notadamente a partir do cenário de pandemia instaurado globalmente a partir de 2020, que ainda nos atinge, e os impactos e provocações advindos dessa situação.
Na mesma proporção em que comportamentos sociais mudam, exige-se de todos os profissionais e de todos os segmentos da sociedade, novas posturas, novos conhecimentos, novas soluções e novas competências.
As transformações no mercado de trabalho e na educação foram gigantescas em muitos aspectos, notadamente desvelando a grande desigualdade social no país e o quanto isso impacta nas estratégias adotadas pelas instituições.
Transitando do presencial para o remoto, do quadro branco e pincel para as plataformas de webconferência e ambientes virtuais de aprendizagem, dos escritórios para o home-office, é constatado que não trata-se somente de inserir esta ou aquela tecnologia e/ou metodologia no contexto da sala de aula ou do ambiente laboral. Para além das mudanças estruturais, a mudança de paradigma é mais urgente do que se imagina.
Com uma programação que combina palestras, painéis com especialistas, apresentação de trabalhos e oficinas para docentes e equipe técnica da Instituição, a V edição do congresso contará ainda com eventos importantes, com a participação de alunos, egressos e a indústria cearense, Fórum de Aprendizagem (SENAI), Feira das Profissões(SENAI e IEL), SIMPEJA - Simpósio da Educação de Jovens e Adultos (SESI), na expectativa de que a troca de experiências contribua para a construção de caminhos mais assertivos.