CNI reconhece serviços prestados pelo SENAI Ceará na manutenção de ventiladores mecânicos e equipamentos respiratórios
A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) reconheceu os serviços prestados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) no âmbito da Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios instalada no SENAI Jacarecanga.
O SENAI Ceará já recebeu 127 respiradores para manutenção desde abril. Desses, 112 foram recuperados e retornaram às unidades de saúde, o que representa um índice de eficácia de 88% no trabalho realizado pela entidade, o segundo maior do Brasil entre os participantes da _rede + Manutenção de Respiradores_. O estado mais eficiente foi o Rio Grande do Norte, com 40 respirados consertados e uma taxa de 89% de eficácia.
A solidariedade de mais de 700 voluntários de rede coordenada pelo Departamento Nacional do SENAI fez a diferença na vida de milhares pessoas em todo o Brasil. Desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu o país, 2.007 ventiladores pulmonares foram consertados gratuitamente e devolvidos a instituições de saúde em 336 municípios de 24 estados e no Distrito Federal. A estimativa é que cada equipamento possa salvar até dez vidas durante seu prazo de utilização.
Os aparelhos, importantes no tratamento de doentes graves da Covid-19, estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas. Desde 30 de março, quando a Iniciativa + Manutenção de Respiradores passou a trabalhar foram recebidos 3.989 respiradores, dos quais 951 estão em manutenção e 173 passam por calibração, última etapa antes da devolução ao serviço de saúde. A maioria dos equipamentos restaurados precisava de novas peças para voltar a operar.
No Ceará, a Central continua em funcionamento no SENAI Jacarecanga, mas com uma demanda cada vez mais baixa, já que o pico da pandemia no Estado parece ter passado.
"A pandemia mostrou que a união faz a força. Graças à incansável dedicação de nossos técnicos e ao apoio incondicional de nosso Presidente Ricardo Cavalcante e parceiros, tivemos êxito em tantas manutenções. Isso é motivo de orgulho para todos os cearenses", comemora Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará.
Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da Covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. De acordo com a LifesHub Analytics e a Associação Catarinense de Medicina (ACM), existem 65.235 desses equipamentos no país, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará, o Centro Internacional de Negócios e o Observatório da Indústria.